Por Redação em Terça, 23 Novembro 2021
Categoria: Economia

A bolsa americana e a semana do feriado de Ação de Graças

Confira como as bolsas se comportam na véspera do feriado

O mercado financeiro irá fechar suas portas no dia 26 do mês de novembro para o feriado de Ação de Graças. Agora os americanos se preparam para entrar no ritmo de feriado, período marcado por ter alguns dos menores volumes do ano todo.

Desde o ano de 1992 as bolsas de valores possuem uma agenda diferente para o feriado de Ação de Graças, com menos carga horária. A bolsa de valores de Nova York e o Nasdaq, mercado de ações americano, não irão abrir no dia do feriado nacional.

Esse feriado se tornou conhecido por ter poucas negociações, que podem gerar ações instáveis. Porém, de acordo com o Bespoke Investment Group, desde 1945 a semana do feriado rende de forma modesta quando se fala em ações.

Segundo uma pesquisa feita pelo grupo, a semana de Ação de Graças em 1945 na segunda-feira tinha um rendimento negativo na bolsa de valores americana de -0.05c. Na terça-feira esses ganhos aumentaram para 0.05. Já na quarta-feira a rentabilidade da bolsa era de 0.28, caindo na sexta para 0.27.

Em comparação a 1945, nos últimos 20 anos, esses números mudaram um pouco. Na segunda-feira nesses últimos anos da semana do feriado o rendimento foi de 0,53, que logo em seguida caiu para -0.09 na terça-feira. Na quarta-feira o número de ganhos é de 0.34 descendo para 0.08 na sexta-feira.

A média dos ganhos na semana do dia de Ação de Graças de 1945 é de 0.60, já o número que representa em média a rentabilidade dos últimos 20 anos é de 0.87.

Segundo os pesquisadores "toda a semana de Ação de Graças teve uma média de 60 pontos base ou 0,60 ponto percentual para o S&P 500 SPX 0,032% com os melhores retornos ocorrendo na quarta feira antes do feriado e na Black Friday, e a única queda, em média, na segunda feira, início da semana"

O Bespoke aponta que hoje os ganhos são maiores nas segundas-feiras na semana do dia de Ação de Graças. A pesquisa mostra que durante essa semana, nas terças feiras ocorre uma queda, já nos dois últimos dias da semana ocorre uma alta.

Muitos investidores se animam pensando nos ganhos que podem fazer durante esse período considerando as perspectivas relacionadas à inflação e incertezas no cenário político.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário