Saiba como consultar se tem dinheiro a receber dos bancos
Após site do BC sair do ar com o novo serviço, site exclusivo estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro.
O Banco Central (BC) anunciou um novo site exclusivo para os cidadãos acessarem o Sistemas de Valores a Receber (SRV), no qual é possível consultar dinheiro a receber de bancos. O serviço entra no ar no próximo dia 14.
O objetivo do novo domínio é não prejudicar o próprio site do BC, como ocorreu no mês passado, quando a quantidade de acessos ao SRV o derrubou.
Segundo o BC, no momento da consulta, o cidadão saberá se tem valores a receber e, em caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar a transferência, que deve ocorrer a partir do dia 7 de março de 2022.
Se o interessado perder a data, poderá fazer uma nova consulta para receber um novo agendamento. No site está disponível um passo-a-passo para facilitar o uso da nova plataforma.
Seu dinheiro é só seu
"O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", explicou uma nota lançada pelo BC.
Requisitos
Para acessar o novo site, será necessário que o interessado tenha um cadastro no site gov.br, que reúne serviços aos cidadãos brasileiros. O cadastro pode ser feito pelo aplicativo gov.br ou pela internet, de forma gratuita.
Proteção ao cidadão
O BC reiterou que o serviço não estará disponível em nenhuma outra página da internet, e alertou que não entrará em contato por nenhum meio, como telefone ou por meio de links, para falar sobre valores a receber ou informar dados pessoais.
"Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema de Valores a Receber. Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp ou Telegram" reforçou o BC.
Para saber se tem valores em bancos, acesse http://valoresareceber.bcb.gov.br/ a partir do dia 14 de fevereiro.
Comentários: