Conheça o método bancário High-5 e veja se ele funciona para você!
Entenda essa maneira diferenciada de administrar as finanças.
Muitas pessoas acreditam que definir um orçamento e cumpri-lo é o suficiente para manter suas finanças em dia. Porém, outros acham difícil e cansativo seguir um planejamento financeiro.
Existem diversas estratégias das quais as pessoas se valem para manter o controle sobre o dinheiro. E um método muito utilizado é o High 5, criado pela especialista em dinheiro Sahirenys Pierce.
Como funciona o método High-5
A tática High-5 inclui manter o que a especialista chama de "número perfeito de contas bancárias", que consiste em duas contas correntes e três contas poupança.
Esta fórmula consiste em rastrear as áreas orçamentárias individuais em suas contas ao invés de utilizar uma planilha, além de definir uma rotina de transferência de dinheiro para contas separadas nos dias de pagamento.
Segundo Pierce, "quando ensinamos as crianças a contar, começamos com o básico de contar nos dedos de um a cinco, depois passamos para de seis a dez". E completou, acerca da criação do método: "Eu queria tornar mais fácil para nós lembrar de quantas contas bancárias você precisa: basta olhar para a sua mão".
Entenda a separação das contas do método High-5
- Conta de ordem - essa conta serve para despesas obrigatórias, que englobam uma grande parte da sua renda, e que se você não pagar, pode ter um grande impacto na sua vida. Exemplos: aluguel, cartões de crédito, eletricidade, água, e itens de supermercado.
- Conta corrente de estilo de vida - essa conta serve para os desejos; você deve transferir uma certa quantia quando receber o seu salário para que você gaste com o que te faz feliz. Quando a conta chegar no 0, pare de gastar até o próximo mês de pagamento. Exemplos: salão de cabeleireiro, filmes, assinaturas, compras e passeios.
- Conta de poupança do fundo de emergência - essa pode ser sua rede de segurança caso ocorra algum imprevisto em sua vida. Exemplos: emergências médicas, ser demitido do seu emprego e acidentes.
- Metas de poupança a longo prazo - essa conta serve para que você acompanhe seu progresso e guarde dinheiro para atingir suas metas. Exemplos: carro novo, casa nova, viagem ao exterior, casamento e novo bebê.
- Metas de poupança a curto prazo - essa última conta é para metas de curto prazo, dentro de um prazo de 12 meses. Exemplos: novo telefone, novo computador, natal, dia das mães, cruzeiros e seguro do carro.
E aí, o que achou desse estilo de administração das finanças? Funcionaria para você? Conte para a gente nos comentários!
Comentários: