A corretora indica cinco ativos com o peso de 20% cada em sua carteira semanal.
Fernando Siqueira, especialista em mercado financeiro da Guide Investimentos, fez algumas recomendações de ações listadas na B3. Veja quais foram os papeis selecionados pela corretora para serem adquiridos nesta semana:
Banco do Brasil ON (BBAS3)
O Banco do Brasil foi a primeira instituição bancária a operar no país e sua principal força é a atuação no varejo bancário. A instituição é a maior no país em termos de gestão de recursos, com mais de 20% do mercado; crédito ao agronegócio, 55% de representatividade e um crédito consignado com mais de 21% de participação no mercado.
A companhia possui cerca de 3900 agências, 1800 postos de atendimento e 800 agências digitais e especializadas, presentes em 96,6% dos municípios do País, além dos canais digitais, com cerca de 21,9 milhões de clientes ativos.
O resultado apresentado pelo Banco do Brasil no último balanço divulgado - referente ao quarto trimestre de 2022 - contou com um lucro líquido de R$ 9,1 bilhões de reais, crescimento de 7% nas receitas de operações de crédito e a maior diversificação registrada em receitas. Além disso, também foi observada uma melhora expressiva do mix da carteira de crédito e no controle das despesas de captação.
Tendo em vista que a empresa bateu quase todos os principais guidances para o ano anterior e conseguiu finaliza-lo de maneira positiva, os especialistas recomendaram a compra desse ativo nesta semana.
Multiplan (MULT3)
A empresa Multiplan é uma full self service do setor imobiliário responsável por planejar, desenvolver e administrar imóveis. Além disso, a companhia também elabora projetos multiuso ligados às operações de shopping centers - já que possui um dos maiores portfólios desses centros no Brasil.
A Multiplan teve bons resultados no 4T22, de acordo com as projeções do mercado. Tendo em vista que os dados operacionais apresentados pela empresa evitam grandes surpresas, os analistas recomendaram a compra do ativo.
PRIO (PRIO3)
Com o título de maior empresa independente de petróleo e gás do Brasil, a PRIO é focada no investimento e na recuperação de ativos em produção. Além disso, a mesma é especializada na gestão eficiente de reservatórios e no redesenvolvimento de campos maduros.
A corretora espera que nos próximos trimestres a companhia comece a operar o campo de Albacora Leste e aumente a sua produção, o que deve levar o ativo a uma valorização.
Totvs ON (TOTS3)
Líder no segmento de softwares de gestão empresarial no país, o objetivo da Totvs é "simplificar o mundo dos negócios", através da criação de ferramentas e plataformas tecnológicas. A empresa atua em mais de 41 países e possui uma grande presença no Brasil.
Os números do último balanço divulgado pela companhia foram considerados moderados e dentro das expectativas do mercado, mas se espera que eles sejam impulsionados com os ventos estruturais - como a queda na taxa de juros - nos próximos trimestres.
Vale ON (VALE3)
Uma das maiores empresas mineradoras do mundo, a Vale está em projetos de exploração mineral greenfield em seis países e opera um sistema que possibilita a entrega desses produtos em diversos países.
A empresa é a maior beneficiada pelo aumento do preço do minério internacional e da alta do dólar comparado ao real, já que é uma das principais exportadoras do país e está entre as mais relevantes empresas mineradoras do mundo.
No último trimestre de 2022 o resultado da Vale ficou de acordo com as projeções do mercado, mas o aumento do preço do minério de ferro deve impactar positivamente os números da mineradora no 1T23, de acordo com a Guide.
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.