Por Redação em Terça, 23 Novembro 2021
Categoria: Mercados

Novos ETFs e BDRs do segundo semestre de 2021

Confira os novos fundos de investimento disponíveis na B3. 

 Confira as mais recentes opções de investimento adicionadas ao catálogo da B3 no segundo semestre de 2021. São Brazilian Depositary Receipts (BDRs), certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, e Exchange Traded Fund (ETFs) internacionais, fundos de renda variável negociados na bolsa.

Segundo Alessandro Bam, professor de day trade na Tradestars, investir em ETFs e BDRs é similar a investir em ações, pois os investidores escolhem um produto que faça mais sentido a eles, levando em conta diversificação, rentabilidade e risco.

BlackRock e B3

A B3 junto com a gestora de ativos financeiros americana, BlackRock, anunciou em setembro, 4 novos BDRs de ETFs destinados a investidores qualificados, que são aqueles que possuem mais de $1 milhão em investimentos.

Os BDRs estão disponíveis para negociações na B3 desde 13 de setembro e podem ser definidos como certificados que aumentam o desempenho de suas ações ou fundos estrangeiros, sem a proteção cambial.

Os novos BDRs seguem as novas regras da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que permitem que alguns ativos sejam fundamentados em ETFs. As regras foram anunciadas em agosto de 2020, e tiveram como função a flexibilização e atualização das normas.

Essa atualização beneficia também o investidor que procura diversificar seu portfólio, além de buscar taxas menores de juros.

Segundo a CEO da BlackRock no Brasil, Karina Saade, em entrevista à B3, sua missão na empresa é aumentar a acessibilidade dos brasileiros, para que possam participar de uma diversificação internacional. A CEO ainda completou que utilizar o BDR de ETF pode ser uma boa oportunidade para ter uma carteira ativa.

First Trust e B3

Em outubro foi anunciado que a First Trust, gestora de investimentos internacionais, junto a B3, trouxe 13 novos BDRs ao Brasil. Eles estão disponíveis desde 15 de setembro. Esses investimentos também são caracterizados como BDRs de ETFs.

Esse tipo de investimento pode ser vantajoso, porque oferece maior exposição ao mercado internacional, além de uma diversificação da carteira por setor, país e moeda, sem ter que tirar fundos exclusivamente do Brasil.

A lista dos BDRs tem diversos segmentos de ativos, como biotecnologia e empresas de internet.

Investo e B3

A B3 e a Investo negociam um novo ETF desde outubro de 2021. Com esse novo fundo, em breve os investidores devem ganhar mais uma opção para diversificar sua carteira.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário