Por Redação em Quarta, 22 Março 2023
Categoria: Mercados

Morning Call 22/03 - Superquarta, inflação do Reino Unido, bolsas, câmbio e mais

Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo. 

Brasil no radar

Hoje (21) sai o resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que vai decidir a manutenção ou revisão da taxa de juros da economia brasileira (Selic). O dia é conhecido como superquarta, porque também será divulgada a nova taxa de juros dos EUA.

O destino da Selic é incerto, pois embora venha sendo duramente criticada pelo governo federal, o comitê do Banco Central (BC) tem autonomia para decidir se é o momento de baixar a taxa ou não. Acompanhe nosso portal para saber os resultados.

Nesta quarta-feira (22), serão divulgados os resultados do 4º trimestre de Braskem (BRKM5), PetroRecôncavo (RECV3), T4F (Time for Fun) (SHOW3) e Unifique (FIQE3).

O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a quarta-feira em leve baixa. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,28%, com o mercado aguardando o resultado da superquarta.

O dólar comercial estava cotado a R$ 5,26 reais nesta manhã.

Mundo no radar

Hoje é superquarta, e de tarde (15h) teremos o resultado da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), nos Estados Unidos, que definirá a nova taxa de juros da economia norte-americana.

O mercado precificava uma alta de 0,5 ponto percentual na taxa devido à inflação persistente e mercado de trabalho aquecido, mas reviu as projeções após as quebras de bancos e agora a maioria aposta em uma alta mais suave, de 0,25 p.p, ou na manutenção da taxa atual. Acompanhe nosso portal para saber dos resultados.

Hoje foram divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) os dados de inflação do Reino Unido de fevereiro e o índice acelerou, atingindo a marca de 10,4% na comparação anual. A notícia vem após três meses de desaceleração. Especialistas projetavam menos: 9,9% no período.

As bolsas asiáticas fecharam a quarta-feira (22) em alta, seguindo Wall Street após a recuperação dos bancos após a crise instalada na última semana. O Nikkei subiu 1,93%, o Hang Seng avançou 1,73%, o Shanghai recuperou menos, 0,31%, e o indiano Sensex subiu 0,24%.

As bolsas dos EUA iniciaram o dia em compasso de espera, aguardando a decisão de juros desta quarta-feira. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial marcavam 0%, do S&P 500 desciam 0,06% e os da Nasdaq 100 caíam 0,16%.

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário