Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
A proposta para o novo arcabouço fiscal será entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente Lula, em reunião nesta tarde de sexta-feira (17).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará hoje a taxa de desemprego do trimestre encerrado em janeiro. Os especialistas projetam um cenário de estabilidade. Acompanhe nosso portal para ler a notícia completa.
- Balanços do 4º trimestre
Nesta sexta-feira (17) serão divulgados os resultados de M.Dias Branco (MDIA3), Paranapanema (PMAM3) e Grazziotin (CGRA3).
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a sexta-feira em baixa. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,54%, na casa dos 103 mil pontos.
O dólar comercial estava cotado a R$ 5,26 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Crise bancária
Nesta sexta-feira (17) o mercado respira um pouco mais aliviado após o anúncio de que Credit Suisse e First Republic receberão auxílio financeiro. O primeiro do Banco Central da Suíça e, o segundo, de investidores privados. Os bancos, em geral, enfrentam uma crise de confiança após a quebra do SVB e Signature (leia mais aqui) nos EUA e o anúncio de fraquezas materiais do Credit Suisse.
- Inflação na Europa
Hoje foi divulgada a inflação ao consumidor europeu de fevereiro pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A taxa anual de inflação da região desacelerou pelo quarto mês seguido, para 8,5%, ante 8,6% em janeiro, em linha com as expectativas de especialistas do mercado.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a sexta-feira (17) em alta, após o anúncio de socorro aos bancos europeus. Os índices Nikkei e Hang Seng tiveram os maiores ganhos, subindo 1,20% e 1,64%, respectivamente.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia em baixa. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial desciam 0,67%, do S&P 500 recuavam 0,56% e os da Nasdaq 100 caíam 0,22%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!