Morning Call 08/05 - IGP-DI, dados mundiais de inflação, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Segunda-feira é dia de verificar as projeções do boletim Focus para a economia e você encontra tudo aqui no nosso portal.
Amanhã (9) é dia de publicação da ata do Copom, com mais detalhes da decisão do colegiado pela manutenção da Selic a 13,75%.
A semana também será recheada de dados de inflação no Brasil e ao redor do mundo. Por aqui, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será divulgado na sexta-feira (12).
- IGP-DI apresenta deflação
Hoje (8) foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), que registrou nova deflação, com queda de 1,01% em abril. Com o resultado, o índice acumula variação de -1,26% no ano e de -2,57% em 12 meses. O indicador faz uma média entre IPA, IPC e INCC. Para os dados completos, leia o conteúdo sobre o relatório em nosso site.
- Temporada de balanços 1T23
No cenário corporativo, estão programados para hoje os resultados de diversas companhias. Destaque para Itaú Unibanco (ITUB4), BTG Pactual Unit (BPAC11) e Caixa Seguridade (CXSE3), nesta manhã. Após o fechamento, os destaques são TIM (TIMS3), Grupo SBF (SBFG3), Hapvida (HAPV3), Braskem (BRKM3), Natura &Co (NTCO3) e Totvs (TOTS3).
- Ibovespa e câmbio
Às 9h30, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, subia forte, 0,71%, na casa dos 107,4 mil pontos.
O dólar segue abaixo dos R$ 5 reais, cotado, nesta manhã, a R$ 4,96.
Mundo no radar
- Semana com dados de inflação e decisão de juros
Nesta semana, os EUA começam digerindo o Payroll, a folha de pagamentos norte-americana excluindo empregos agrícolas, e a nova taxa de juros, enquanto esperam os dados da inflação, que serão divulgados na quarta-feira (10).
O Banco da Inglaterra (BoE) vai decidir sobre os juros na quinta-feira (11), em meio às pressões inflacionárias persistentes. As expectativas de especialistas são de elevação de 0,25 ponto percentual na taxa, para 4,5% - como o Banco Central Europeu (BCE) fez na última semana.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia mistas, com queda na bolsa de tecnologia. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,26%, aos 33,7 mil pontos; do S&P 500 subiam 0,20%, aos 4,1 mil pontos e os da Nasdaq apresentavam queda de 0,07%, aos 13,2 mil pontos.
- Mercado europeu
Os mercados europeus estão em alta. Às 9h30, os futuros do DAX avançavam 0,17%, acima dos 16 mil pontos; os do CAC 40 subiam 0,17%, aos 7,4 mil e do SMI apresentavam alta de 0,19%, aos 11,5 mil pontos.
Na Inglaterra é feriado, devido à coroação do Rei Charles III.
- Bolsas asiáticas
No Japão, o Nikkei recuou 0,68%, aos 28.9 mil pontos, enquanto o Hang Seng avançou 1,24%, aos 20.2 mil pontos e o Shanghai subiu 1,81%, aos 3.3 mil pontos.
E você, o que espera desta segunda-feira? Compartilhe suas expectativas com a gente!
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: