Morning Call 08/05 - IGP-DI, dados mundiais de inflação, bolsas, câmbio e mais

Mercadosradar

Morning Call 08/05 - IGP-DI, dados mundiais de inflação, bolsas, câmbio e mais

Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo. 

Tome seu café com a gente e comece a semana bem-informado. Foto: Pixabay/Pexels.

Brasil no radar

  • Agenda

Segunda-feira é dia de verificar as projeções do boletim Focus para a economia e você encontra tudo aqui no nosso portal.

Amanhã (9) é dia de publicação da ata do Copom, com mais detalhes da decisão do colegiado pela manutenção da Selic a 13,75%.

A semana também será recheada de dados de inflação no Brasil e ao redor do mundo. Por aqui, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será divulgado na sexta-feira (12).

  • IGP-DI apresenta deflação

Hoje (8) foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), que registrou nova deflação, com queda de 1,01% em abril. Com o resultado, o índice acumula variação de -1,26% no ano e de -2,57% em 12 meses. O indicador faz uma média entre IPA, IPC e INCC. Para os dados completos, leia o conteúdo sobre o relatório em nosso site.

  • Temporada de balanços 1T23

No cenário corporativo, estão programados para hoje os resultados de diversas companhias. Destaque para Itaú Unibanco (ITUB4), BTG Pactual Unit (BPAC11) e Caixa Seguridade (CXSE3), nesta manhã. Após o fechamento, os destaques são TIM (TIMS3), Grupo SBF (SBFG3), Hapvida (HAPV3), Braskem (BRKM3), Natura &Co (NTCO3) e Totvs (TOTS3).

  • Ibovespa e câmbio

Às 9h30, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, subia forte, 0,71%, na casa dos 107,4 mil pontos.

O dólar segue abaixo dos R$ 5 reais, cotado, nesta manhã, a R$ 4,96.

Mundo no radar

  • Semana com dados de inflação e decisão de juros

Nesta semana, os EUA começam digerindo o Payroll, a folha de pagamentos norte-americana excluindo empregos agrícolas, e a nova taxa de juros, enquanto esperam os dados da inflação, que serão divulgados na quarta-feira (10).

O Banco da Inglaterra (BoE) vai decidir sobre os juros na quinta-feira (11), em meio às pressões inflacionárias persistentes. As expectativas de especialistas são de elevação de 0,25 ponto percentual na taxa, para 4,5% - como o Banco Central Europeu (BCE) fez na última semana.

  • Mercado de ações norte-americano

As bolsas dos EUA iniciaram o dia mistas, com queda na bolsa de tecnologia. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,26%, aos 33,7 mil pontos; do S&P 500 subiam 0,20%, aos 4,1 mil pontos e os da Nasdaq apresentavam queda de 0,07%, aos 13,2 mil pontos.

  • Mercado europeu

Os mercados europeus estão em alta. Às 9h30, os futuros do DAX avançavam 0,17%, acima dos 16 mil pontos; os do CAC 40 subiam 0,17%, aos 7,4 mil e do SMI apresentavam alta de 0,19%, aos 11,5 mil pontos.

Na Inglaterra é feriado, devido à coroação do Rei Charles III.

  • Bolsas asiáticas

No Japão, o Nikkei recuou 0,68%, aos 28.9 mil pontos, enquanto o Hang Seng avançou 1,24%, aos 20.2 mil pontos e o Shanghai subiu 1,81%, aos 3.3 mil pontos.

E você, o que espera desta segunda-feira? Compartilhe suas expectativas com a gente!

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado