Entenda por que as ações de tecnologia estão subindo
Conflito entre Rússia e Ucrânia influenciam nos preços das ações.
Os impactos da invasão russa na Ucrânia já podem ser sentidos no mercado financeiro, que sofreu uma forte queda desde o início da guerra, na quinta-feira (24). As bolsas americanas também sentiram as consequências do conflito, mas o setor de tecnologia, em movimento oposto, está subindo.
Praticamente todos os setores estão em queda durante o momento de tensão internacional no mercado de ações, com exceção ao setor tecnológico, que vem se valorizando cada vez mais. Confira a valorização dos BDRs do setor tecnológico após a notícia da invasão, no dia 25 de fevereiro:
- Mercado Livre (MELI34): 15,31%
- Netflix (NFLX34): 9,83%
- Nvidia (NVDC34): 9,58%
- Microsoft (MSFT34): 8,08%
- Amazon (AMZO34): 7,71%
- Alphabet (GOGL34): 6,77%
- Apple (AAPL34): 4,61%
- Meta (FBOK34): 2,32%
Porque as ações das empresas de tecnologia estão subindo?
O cenário mais comum em uma guerra é que a atividade econômica do país em conflito seja reduzida para aumentar os gastos bélicos. Os Estados Unidos, como participantes indiretos do conflito, podem aumentar seus custos e diminuir seu crescimento econômico.
A situação teria como consequência oscilações nas taxas de juros americanas, que já vêm sendo alvo de interesse mundial com os últimos avisos de aumento próximo. E o setor de tecnologia tem se dado bem diante de tantas incertezas devido às taxas de juros.
Isso ocorre, segundo análise do BTG Pactual, porque as ações das empresas de tecnologia têm o crescimento inversamente proporcional à taxa de juros. Segundo o BTG, essas companhias frequentemente trabalham alavancadas, recorrendo a empréstimos bancários para investir em novos produtos e ampliar a divulgação de vendas.
Com o Fed diminuindo a alta dos juros para 0,25%, que antes era prevista por analistas para 0,50% frente aos 0% atuais, o cenário melhora para as empresas de tecnologia.
Para saber como aplicar em empresas americanas de tecnologia aqui do Brasil e se essa é a melhor escolha para sua carteira, agende uma consultoria com os especialistas da NeoValor Investimentos.
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.
Comentários: