Segundo analista da NuInvest, esse tipo de ação ajuda a proteger a carteira.
O setor elétrico, conhecido por distribuir bons dividendos, atrai muitos investidores. Mas, como em todas as áreas, algumas companhias se mostram mais interessantes do que outras. Esse é o caso da Alupar (ALUP11), que vem se tornando a elétrica queridinha dos analistas.
De acordo com o consenso de mercado da Reuters, entre dez corretoras, nove recomendam a compra das ações da Alupar. Somente uma corretora se mostrou neutra quanto à elétrica.
Já o consenso de mercado de sua concorrente, Taesa (TAEE11), apontou que oito corretoras recomendam a venda das ações da elétrica, enquanto duas apresentaram neutralidade.
Murilo Breder, analista da NuInvest, destacou para o MoneyTimes que em um cenário macroeconômico mais desafiador, uma empresa com essas características ajuda a proteger a carteira, não somente com a expectativa de um bom recebimento de proventos, mas também com a redução da volatilidade média do portfólio.
Segundo os cálculos feitos por Breder, o desconto das ações da Alupar sobre a Taesa é de 16%, sobre o múltiplo EV/RAP (valor da empresa sobre receita anual permitida).
Alupar deve soltar mais dividendos
Após a receita de transmissão de energia dos novos projetos entrar no caixa da elétrica, mais proventos serão distribuídos aos seus acionistas.
Outro fator que anima os investidores é a política de dividendos da Alupar, que estabelece um dividendo obrigatório de no mínimo 50% do lucro líquido ajustado aos seus acionistas (payout).
Segundo Breder, é possível que esse patamar aumente ainda mais, à medida em que a necessidade de reinvestimento vá diminuindo.
"Em companhias como Taesa e Transmissão Paulista, o payout já é de quase 100%, e a Alupar tende a ir pelo mesmo caminho", disse o analista.
O último pagamento da Alupar teve um dividend yield (índice que mede a rentabilidade do dividendo considerando o preço das ações da empresa) de 4,6%. Para os próximos 12 meses, o consenso de mercado prevê um dividend yield de 6%.
Você já conhecia a Alupar? Clique aqui caso queira saber como começar a investir!
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.