Agosto será o mês do desgosto para as criptomoedas?
Invasões em plataformas de criptos e esquema fraudulento definiram o mercado nos primeiros dias do mês.
Nos últimos meses o mercado de criptomoedas vem sofrendo grandes quedas, e parece que o mês de agosto também será desafiador.
Na segunda-feira (1) foi apresentada uma queixa à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission - SEC). Nela, 11 pessoas foram acusadas de envolvimento em um esquema de pirâmide focado em criptomoedas. O suposto golpe já arrecadou mais de US$ 300 milhões de dólares de investidores.
O suposto esquema, chamado "Forsage", alega ser uma plataforma de contrato inteligente descentralizada, na qual investidores de varejo podem realizar transações via contratos que operam nas blockchains ethereum, tron e binance.
Segundo a SEC, por dois anos o Forsage funcionou como um típico esquema de pirâmide - quanto mais pessoas os investidores recrutavam para a operação, mais eles lucravam.
Na reclamação formal da SEC, o Forsage foi chamado de "pirâmide de livros didáticos e esquema Ponzi" por promover de forma agressiva seus "contratos inteligentes" sem vender "nenhum produto real e consumível".
Em um comunicado à imprensa, a chefe interina da unidade de ativos criptográficos e cibernéticos da SEC, Carolyn Welshhans, confirmou que a Forsage operava em uma estrutura Ponzi - na qual os ativos dos novos investidores eram usados para pagar os anteriores.
O Forsage foi criado em 2020 e, desde então, diversos reguladores vem tentando acabar e expor o esquema fraudulento, mas, apesar das ações de cessação e desistência contra a empresa - movidas pela Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas e de Montana -, os réus continuaram promovendo suas operações.
Startup de criptos tem seu sistema invadido
Na terça-feira (2), a startup de criptomoedas Nomad, conhecida como "ponte" - já que nela os usuários podem transferir tokens entre blockchains - perdeu quase US$ 200 milhões de dólares devido a uma invasão em seu sistema.
Hackers exploraram uma falha de segurança que permitia aos usuários inserirem qualquer valor no sistema e desviar os fundos, mesmo sem ativos suficientes na base de depósitos da Nomad.
Em uma entrevista para a CNBC, Victor Young, fundador e arquiteto-chefe da startup de criptomoedas Analog, afirmou que "sem experiência prévia em programação, qualquer usuário poderia simplesmente copiar os dados de chamadas de transações dos invasores originais e substituir o endereço pelo deles para explorar o protocolo".
A Nomad afirmou estar trabalhando com a empresa de segurança cripto TRM Labs e com autoridades para rastrear a movimentação dos fundos e dos criminosos - para assim, devolver os tokens roubados aos usuários.
Invasão no blockchain Solana
Na terça-feira, no período da noite, o blockchain Solana foi invadido e quase 8.000 carteiras digitais foram drenadas. Os usuários relataram que seus ativos mantidos em carteiras "quentes" - endereços conectados a internet, Phantom, Slope e Trust Wallet - foram esvaziados de fundos.
Nas primeiras duas horas do ataque, o token sol de Solana, uma das maiores criptomoedas, depois do Bitcoin e Ether, caiu em torno de 8%.
A Phantom disse estar investigando as possíveis causas para o ataque, mas não acredita que seja um problema específico deles, já que afetou várias carteiras.
A conta do Twitter Solana Status assegurou aos usuários que engenheiros de vários ecossistemas, com a ajuda de várias empresas de segurança, estavam investigando as carteiras esgotadas.
Neste momento a rede Solana está encorajando os usuários a utilizarem carteiras hardwire, que parecem não ter sido afetadas.
Mudança de gestão na MicroStrategy
A MicroStrategy anunciou, também na terça-feira, que o CEO Michael Saylor está deixando o seu cargo atual para ocupar o de presidente executivo da empresa. O presidente atual da companhia, Phong Le, ocupará o cargo de CEO de Saylor.
Apenas neste ano, as ações da MicroStrategy caíram mais de 48% e o Bitcoin 51% no mesmo período. A notícia da troca de cargos veio após o resultado do 2T22, no qual a receita total da empresa caiu 2,6%.
E você, o que espera do mercado de criptos neste mês?
Comentários: