Veja como está a inflação do Reino Unido
Região enfrenta dificuldades devido às altas nos preços; dados revisados da zona do euro também foram divulgados hoje.
A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido permaneceu estável em setembro. Dados divulgados nesta quarta-feira, 18, pelo ONS, como é conhecido o órgão de estatísticas do país, mostram que a taxa anual ficou em 6,7% em setembro, mesmo nível verificado em agosto. O resultado veio um pouco acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam alta de 6,5%.
Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido avançou 0,5% em setembro, levemente inferior à projeção do levantamento da FactSet, que indicava elevação de 0,4%.
O núcleo do CPI britânico, que desconsidera preços de energia e alimentos, subiu 0,5% em setembro na comparação mensal, ante 0 2% em agosto.
Já no confronto anual, o núcleo do CPI teve alta de 6,1% em setembro, próximo da estimativa da FactSet, de 6,0%. Em agosto, o núcleo havia registrado alta de 5,9%. *Com informações da Dow Jones Newswires.
Zona do euro
Já a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro desacelerou para 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira, 18 pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
O resultado final de setembro confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet. No confronto mensal, o CPI do bloco subiu 0,3% em setembro, também como esperado. Já o núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve avanço anual de 4,5% em setembro, igualmente confirmando a estimativa inicial. Em relação a agosto, o núcleo subiu 0,2% no mês passado.
Comentários: