Superquarta: Fed mantém juros no mesmo patamar; até quando?
Colegiado apontou que inflação norte-americana segue alta e juros podem demorar para baixar; entenda.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) manteve a taxa dos Fed Funds em 5,25% a 5,50% ao ano, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 20. A decisão foi unânime e está em linha com as expectativas do mercado.
O Fed ainda manteve a taxa de juros paga sobre saldo de reserva em 5,4%, decisão que entra em vigor a partir de amanhã, e a taxa de desconto ficou inalterada em 5,50% ao ano.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) avalia que indicadores recentes sugerem que a atividade econômica dos Estados Unidos está se expandindo a um "ritmo sólido" e que, apesar de o mercado de trabalho ter perdido fôlego nos últimos meses, a taxa de desemprego continua baixa e a inflação, elevada.
Em comunicado divulgado há pouco, em que anunciou decisão de manter juros, o FOMC também ressaltou que o sistema bancário é sólido e resiliente, e que as condições "de crédito mais restritivas para famílias e empresas poderão pesar sobre a atividade econômica, as contratações e a inflação".
O Comitê ainda destaca que conta com o aperto cumulativo já adotado na política monetária, bem como com a defasagem de sua transmissão, para determinar a extensão do reforço da política monetária apropriada para chegar à meta a médio prazo da inflação.
Quando os juros dos EUA vão cair?
O mercado ainda vê como cenário mais provável a manutenção dos juros do Fed nas próximas reuniões deste ano, mas o risco de haver pelo menos mais uma elevação cresceu após a decisão monetária do banco central americano. A conclusão reflete análise da plataforma de monitoramento do CME Group.
Por volta das 15h15 (de Brasília), a ferramenta mostrava 68,1% de chance de os juros ficarem estáveis em 5,25% a 5,50% em novembro. Antes do anúncio, essa possibilidade era de 72%. Já a probabilidade de aumento de 25 pontos-base no período estava em 31,2% há pouco.Em relação a dezembro, a curva apontava 54,4% de chance de estabilidade na taxa básica até o final do ano, com 38,7% de probabilidade de as taxas estarem entre 5,50% e 5,75%.
Comentários: