Industrias nos EUA enfrentam novos desafios
Com uma queda no emprego nas fábricas atingindo seu nível mais baixo em sete meses,
Segundo o Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM), o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial caiu para 47,8 no mês passado, abaixo dos 49,1 registrados em janeiro. Esse foi o 16º mês seguido em que o PMI ficou abaixo de 50, indicando uma contração no setor industrial.
Este período de baixa é o mais longo desde agosto de 2000 a janeiro de 2002. Os economistas esperavam um índice de 49,5, mas o resultado ficou abaixo das expectativas. Uma leitura do PMI abaixo de 42,5 ao longo do tempo indica uma contração econômica geral, conforme definido pelo ISM, que revisou sua orientação para baixo, ante 48,7 anteriormente.
Embora os custos mais altos de empréstimos tenham desacelerado a demanda por bens e pressionado o investimento em equipamentos, é importante notar que outras pesquisas de sentimento também retrataram um cenário negativo para o setor industrial, que representa 10,3% da economia dos EUA.
Há expectativas de que o Federal Reserve (Fed) inicie um processo de redução das taxas de juros ainda este ano. Desde março de 2022, o banco central dos EUA aumentou sua taxa de juros em 5,25 pontos percentuais, para a faixa atual de 5,25% a 5,50%.
O subíndice prospectivo de novos pedidos da pesquisa ISM caiu para 49,2 no mês passado, após ter se recuperado para 52,5 em janeiro, indicando um ambiente desafiador para a demanda no setor industrial.
Comentários: