Veja como está a economia dos EUA!
Boas notícias no comércio, inflação e mercado de trabalho norte-americanos; saiba mais!
O aumento veio bem acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam alta a 45,2. Este é o maior valor desde maio de 2022, e o aumento de 11,8 pontos foi o maior em um único mês desde setembro de 2020.
Segundo o Instituto, das empresas consultadas para a elaboração da pesquisa, apenas 15,6% afirmaram estar muito preocupados com possíveis problemas de abastecimento provocados pelos conflitos no Oriente Médio.
Além disso, 31,3% disseram não estar nem um pouco preocupados.
Auxílio desemprego
Os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram 7 mil, a 218 mil, na semana encerrada em 25 de novembro, informou nesta quinta-feira, 30, o Departamento do Trabalho. Analistas consultados pela FactSet previam uma queda menor, a 215 mil.
O total de pedidos da semana anterior foi revisado de 209 mil para 211 mil.
Já o número de pedidos continuados teve alta de 86 mil na semana encerrada em 18 de novembro, a 1,927 milhão, contrariando projeção da FactSet de alta menor, a 1,854 milhão.
Segundo o departamento, este é o número mais alto de pedidos continuados desde 27 de novembro de 2021, quando foi registrado 1,964 milhão de solicitações. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.
PCE
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos permaneceu estável em outubro na comparação com setembro, informou nesta quinta-feira, 30, o Departamento do Comércio. Na comparação anual, o crescimento foi de 3,0%.
Os números vieram levemente abaixo das expectativas de analistas ouvidos pela FactSet, que previam altas de 0,1% e 3,1%, respectivamente.
O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,2% em outubro ante o mês anterior, em linha com o previsto. O núcleo também subiu 3,5% na leitura anual, também como esperado pelos economistas.
Tanto o índice cheio como o núcleo representam leve desaceleração em relação a setembro, quando registraram alta de 3,4% e 3,7%, respectivamente.
O índice PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Comentários: