Fed eleva juros ao maior nível em mais de 22 anos
Segundo o presidente do banco, ainda há espaço para um "pouso suave" e risco de recessão diminuiu.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) decidiu elevar a taxa dos Fed Funds em 25 pontos-base, para a faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 26. A decisão foi unânime e está em linha com as expectativas do mercado.
O Fed ainda elevou taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 5,4%, decisão que entra em vigor a partir de amanhã, e a taxa de desconto em 25 pontos-base, para 5,50% ao ano.Pouso suave
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou durante a coletiva, que a economia dos Estados Unidos ainda pode restaurar a estabilidade de preços sem um impacto significativo na atividade e no emprego, fenômeno conhecido como "pouso suave".
"Não uso o termo 'otimismo', mas há um caminho para pouso suave", disse, em coletiva de imprensa após decisão de subir juros em 25 pontos-base.Powell ressaltou que a equipe técnica do Fed já não prevê mais uma recessão à frente, embora um crescimento abaixo do potencial seja esperado. O banqueiro central também vê sinais de enfraquecimento da demanda no mercado de trabalho. Por outro lado, de acordo com ele, as tensões no setor bancário, verificadas em março deste ano, "se acalmaram".
Comentários: