Dia livre de impostos é nesta quinta-feira (2); entenda a data e aproveite!
Protesto pacífico do CDL isenta desde remédios até ao gás de cozinha de impostos.
Nesta quinta-feira (2), diversos produtos estão sendo vendidos em todo o país isentos de impostos, desde remédios até gás de cozinha. O Brasil é o 14° país que mais arrecada impostos, entre 30 pesquisados, mas é o último quando se trata de trazer retornos para a população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), que busca conscientizar a população sobre os altos impostos, e começou em Belo Horizonte, Minas Gerais - mas depois se espalhou pelo país.
A data pode ser uma boa oportunidade para os consumidores comprarem itens que desejam por um preço mais acessível. "O objetivo principal desse dia é mostrar para a população, através de um protesto pacífico que as pessoas pagam muito imposto nos produtos que consomem, alertar e conscientizar sobre a alta tributária no país. A essência do movimento é mostrar para a população a elevada carga tributária e a falta de retorno", explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva, para o site Estado de Minas Economia.
Participam do dia livre de impostos empresas de comércio e serviços, desde que discriminem o que vão colocar à disposição dos clientes sem o preço dos impostos. As empresas e produtos participantes estão disponíveis neste site.
A escolha da data não foi por acaso: Souza e Silva explicou que no final do mês de maio é quando os brasileiros começam a gastar dinheiro consigo mesmos, pois os recursos adquiridos nos primeiros cinco meses do ano são destinados para pagar impostos.
"A data escolhida é sempre final de maio ou início de junho porque é feita uma conta. Até 1º de junho, nós trabalhamos só para pagar imposto de acordo com a média calculada. A partir do dia 2, os ganhos do seu trabalho finalmente são seus. Então, tem esse parâmetro, de que agora 'estou livre de impostos'. É uma carga muito pesada. Trabalhar cinco meses do ano para pagar imposto é muita coisa", afirmou o presidente da CDL.
E você, vai aproveitar o dia livre de impostos? Conte para a gente!
Comentários: