Confira as marcas brasileiras mais valiosas de 2021
Ranking também traz marcas mais fortes e valorizadas durante o ano.
Não há dúvidas de que a pandemia da covid-19 teve impactos no mercado. Mas muitas marcas conseguiram impulsionar seus produtos e por consequência, suas vendas. A Brand Finance, consultoria britânica, fez uma pesquisa envolvendo diversas marcas para analisar seu comportamento durante a pandemia.
A Suzano, empresa de papel e celulose, foi uma das marcas que conseguiu crescer durante a pandemia. Ela teve um aumento de 103% no valor da marca, o que acabou influenciando sua outra empresa, a Fibria, brasileira líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto.
Para Eduardo Chaves, sócio diretor da Brand Finance do Brasil, em entrevista para a revista Época negócios, "Foi um movimento muito estratégico. A Suzano eliminou do mercado uma marca forte, que era até maior que ela, manteve a operação e elevou a receita".
A pesquisa contou com mais de 50 mil consumidores, além de dados financeiros que foram obtidos pela Bloomberg em 29 países. Além disso, a reputação, o custo benefício, a inovação, o relacionamento emocional, a recomendação e a qualidade foram fatores levados em consideração na análise das marcas brasileiras.
Dentre as marcas mais valiosas, os bancos possuem o maior destaque, ocupando as primeiras posições. Marcas como Americanas e Submarino também se destacaram.
A força da marca, na pesquisa, leva em conta o investimento em marketing, reconhecimento pelos consumidores, reputação e satisfação dos funcionários.
As 10 marcas mais valiosas:
- Itaú
- Banco do Brasil
- Caixa
- Bradesco
- Petrobras
- Skol
- Vale
- Natura
- Vivo
- Brahma
As 10 marcas que mais se valorizaram
- Suzano
- Topper
- Natura
- Lojas Americanas
- Submarino
- Assaí Atacadista
- Drogasil
- Whirlpool
- Magazine Luiza
- Consul
As 10 marcas mais fortes
- Renner
- Skol
- Natura
- Gol
- Porto Seguro
- Brahma
- Caixa
- Petrobras
- Vivo
- Lojas Americanas
As 10 marcas que mais se fortaleceram
- Banco do Nordeste
- PAN
- Eletrobras
- Banco Safra
- Petrobras
- Ultragaz
- Atacadão
- Copel
- Assaí Atacadista
- BTG Pactual
Comentários: