Confiança do Comércio e de Serviços sobem em maio; veja números

Economiadados econômicos

Confiança do Comércio e de Serviços sobem em maio; veja números

Confiança do comércio tem alta pela segunda vez consecutiva e de serviços pela terceira; dados são da FGV.

A visão panorâmica de uma loja de variedades. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,7 pontos na passagem de abril para maio, para 87,3 pontos, informou na manhã desta terça-feira (30), a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 0,5 ponto, segunda alta consecutiva.

"Em maio, a confiança do comércio voltou a subir, compensando a perda do mês anterior. A alta no mês decorre do resultado mais favorável sobre a situação atual e da redução do pessimismo sobre os próximos meses", avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Apesar da recuperação no momento, Tobler pondera que o comércio ainda não recuperou tudo o que foi perdido na virada de 2022 para 2023. "A expectativa para os próximos meses é de continuidade desse momento mais morno para o setor, pelo menos até ter mais sinalizações positivas da confiança do consumidor e do ambiente macroeconômico."

Em maio, houve melhora na confiança em quatro dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 2,7 pontos, para 90,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE-COM) aumentou 4,8 pontos, para 85,1 pontos.

As empresas relataram em maio que os principais fatores que limitam a melhoria dos negócios são a competição, a demanda insuficiente e o custo financeiro.

O quesito competição está geralmente associado a uma economia mais aquecida, mas ainda está em nível bem abaixo do observado em maio de 2019, no pré-pandemia. O item demanda insuficiente está acima do registrado em maio de 2021 e 2022, "mostrando que ainda é um fator importante limitativo". Já o custo financeiro, que inclui a percepção sobre a taxa de juros, alcançou o maior valor registrado para meses de maio desde 2016.

A Sondagem do Comércio de maio coletou informações de 738 empresas entre os dias 2 e 26 do mês de maio.

Confiança do setor de Serviços

Já o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5 ponto na passagem de abril para maio, na série com ajuste sazonal, o terceiro avanço seguido, para 92,9 pontos. comeEm médias móveis trimestrais, o índice aumentou 1,3 ponto.

"Apesar da alta da confiança no setor de serviços, o índice vem desacelerando nos últimos dois meses. O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferentemente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda. Ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias para os quais os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo que está relacionado a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Em maio, o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,4 ponto, para 93,4 pontos. O resultado foi puxado pelo componente de situação atual dos negócios, que caiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos. A avaliação sobre o volume de demanda atual teve ligeira queda de 0,3 ponto, para 94,0 pontos.
O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos. Houve crescimento de 3,3 pontos do componente de demanda prevista nos próximos três meses, para 92,6 pontos, além de uma alta de 1,4 ponto na tendência dos negócios nos próximos seis meses, para 92,7 pontos.
A coleta de dados para a edição de maio da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.503 empresas entre os dias 3 e 26 do mês.
 

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Domingo, 06 Outubro 2024

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