Um dos maiores investidores de todos os tempos atribui boa parte de seu sucesso ao fato de evitar cometer "erros graves".
Um dos maiores investidores da bolsa de valores de todos os tempos, Warren Buffett, disse em uma carta enviada aos acionistas neste ano que grande parte de seu sucesso se deve ao fato de evitar cometer "erros graves". Na reunião anual de investidores do conglomerado multinacional Berkshire Hathaway, empresa na qual é CEO e presidente, Buffett foi questionado sobre como evitar tais erros nos investimentos e na vida. Veja o plano apresentado pelo magnata!
Como evitar erros que podem te atrapalhar financeiramente, de acordo com Warren Buffet:
- Invista de acordo com a sua tolerância de risco
Para Buffett, o tipo de erro que pode te prejudicar é aquele que pode abalar os seus planos e objetivos financeiros. "Você só quer ter certeza de não cometer nenhum erro que o tire do jogo ou quase o tire do jogo".
Para isso, é preciso considerar a sua tolerância de risco antes de realizar uma aplicação no mercado financeiro e evitar alocar grandes quantias de capital em investimentos arriscados. Além disso, ter um portfólio diversificado é uma boa forma de minimizar perdas em casos de queda de um investimento específico.
De acordo com Buffett, o ideal é manter as coisas simples. "Você deve gastar um pouco menos do que ganha. E você pode gastar um pouco mais do que ganha". Mas, se você tem dívidas, "as chances são de que você nunca saia da dívida", acrescentou.
Para o investidor, evitar dívidas é se colocar em uma posição de vantagem matemática em relação ao seu dinheiro. Uma dívida de cartão de crédito de 12% ou 14% exigirá que você ganhe ainda mais que isso em seus investimentos para quitá-la.
- Seja gentil
Apesar de algumas situações despertarem a vontade de dizer exatamente o que pensamos, Buffett recomenda optar pela gentileza. Normalmente nesses cenários, há um risco atrelado às nossas palavras, que podem acabar prejudicando a nossa própria reputação.
Segundo o investidor, nesses momentos é preciso agir com sensatez e encontrar uma forma de se acalmar ou, no caso da internet, evitar um registro permanente de um comportamento impulsivo e impróprio.
Em relação ao seu legado, Buffett disse que ser gentil é uma virtude importante para evitar erros neste âmbito.
"Eu nunca conheci ninguém que fosse basicamente gentil que morresse sem amigos. Conheço muitas pessoas com dinheiro que morreram sem amigos, incluindo a família" disse o CEO da Berkshire Hathaway.
Conheça a história completa de Warren Buffett clicando aqui!