A correção da restituição do IR é baseada na Selic, que está a 13,25% desde o último ajuste.
Na próxima sexta-feira (29) será pago pela Receita Federal o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2022 para os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 2 de maio e não caíram na malha fina. De acordo com a instituição, a correção desses valores será de 2,02%.
Neste lote serão beneficiados os contribuintes que têm direito à restituição - não precisaram pagar impostos ou pagaram mais do que deviam -, fizeram a entrega dentro do prazo estipulado, não caíram na malha fina e não estão em grupos prioritários. Cidadãos que se enquadram nas prioridades legais e enviaram a declaração sem erros em alguma outra data também devem receber seus depósitos na sexta-feira.
O fisco abriu hoje a consulta do terceiro lote. Você pode verificar se recebe na próxima sexta-feira no site da Receita Federal.
A correção da restituição do IR é baseada na taxa básica de juros (Selic), que está estimada para 13,25% neste ano, conforme o último ajuste feito pelo Banco Central (BC).
Os contribuintes que saíram da malha fina de anos anteriores também receberão os depósitos neste lote, mas com um valor de correção diferente - que varia conforme o ano da declaração e data de entrega.
Pagamento da restituição
Os depósitos são feitos de acordo com o calendário de restituição da Receita Federal. Normalmente, os contribuintes já podem consultar os valores uma semana antes da data de pagamento.
O valor será depositado na conta designada pelo contribuinte no momento de preenchimento da declaração - uma conta corrente ou poupança em nome do cidadão. Neste ano, o pagamento também poderá ser realizado via Pix - desde que a chave seja o número de CPF do contribuinte.
E você, já conferiu se está na lista de depósitos do terceiro lote?