Por Redação em Sábado, 06 Janeiro 2024
Categoria: Seu dinheiro

Veja estas dicas para evitar um burnout em 2024

Não deixe o estresse acabar com sua saúde mental.

Muitas pessoas estão cansadas e estressadas, após anos intensos, tanto no cenário político quanto com a pandemia de covid-19. O final de ano foi um alívio para muitos - quem pôde curtir folgas, férias e viagens. Porém, a volta ao trabalho e rotina podem ser estressantes. Muitas pessoas relatam esgotamento extremo - conhecido como burnout - e aumento nos níveis de estresse nessa época.

Emily Ballesteros, coach especializada em burnout, deu dicas para fugir do esgotamento em uma entrevista para o site CNBC.

Como evitar o estresse extremo?

Pode ser que as situações imprevisíveis favoreçam o estresse. Ballesteros e mais dois especialistas compartilharam algumas dicas com a CNBC para evitar o burnout, confira a seguir.

Para Ballesteros, são necessárias três coisas para compensar uma agenda agitada: uma xícara de café, leitura e exercício. Ela relata que não deixa de fazer nenhuma dessas coisas no seu dia a dia e descreve as atividades "que a mantém sã".

É importante ter um tempo para realizar essas atividades independente do lugar de onde você está. "Frequentemente há uma falta de controle e é comum se sentir como uma vítima de sua agenda; mas essa mentalidade não o ajudará a combater o esgotamento", afirmou a especialista.

Os diferentes compromissos das pessoas podem dificultar a sua vida, impedindo que você consiga cumprir as suas obrigações no início de ano. Para Lauren McGoodwin, fundadora da Career Contessa, pode ser "caótico": "você pode estar esperando por respostas ou ajuda de vários colegas de trabalho que estão ausentes em horários diferentes, então sua lista de tarefas parece estar sempre crescendo".

A especialista deu a dica de incluir as datas que você estará ausente em seu e-mail. Além disso, você deve conferir com seus colegas de trabalho os dias em que eles não estarão disponíveis e se planejar em torno disso.

Encontre um ritual que lhe "desestresse" e que você possa fazer diariamente para evitar o burnout. Para McGoodwin, o ritual é escrever uma lista com tarefas e metas para o dia seguinte. Segundo ela, praticar esse ritual a ajuda a sentir que tem um pouco mais de controle sobre a própria agenda: "Me dá a paz e satisfação de sentir que estou progredindo no trabalho ao riscar itens da lista", revelou.

Mas esse ritual é particular, pode ser ir à academia, por exemplo. Nathan Perison, diretor de recursos humanos da Paycor, empresa de software americana, sugere que você inclua uma atividade de movimento na sua rotina como uma caminhada ou ginástica. Para ele, reservar alguns minutos do dia para fazer uma atividade física pode clarear a mente e "colocá-la em um estado de espírito positivo".

É importante escolher ter um momento de autocuidado para recarregar as energias e colocar esse tempo como uma prioridade no seu dia. Segundo Ballesteros, é fácil se colocar em segundo plano durante temporadas estressantes.

E você, como está nesse início de ano?

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário