Veja como declarar BDRs no Imposto de Renda
Certificados de ações estrangeiras precisam ser declarados no IR.
Os brasileiros têm investido cada vez mais em BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e, por isso, precisam prestar contas com a Receita Federal. Para entender como é possível investir em empresas estrangeiras aqui do Brasil e em reais, clique aqui.
Tributação dos BDRs
O IR incide sobre os BDRs se o investidor lucrar com a venda desses ativos. A alíquota é de 15% sobre o ganho obtido em uma negociação comum (quando ocorre compra e venda em dias diferentes). Quando falamos de day trade, em que a compra e venda ocorre no mesmo dia, o tributo é de 20%.
Não há isenção de IR em nenhuma operação, ao contrário do que vemos nas ações, por isso, sempre que houver lucro, o investidor terá que pagar imposto.
Pagamento de IR sobre BDRs
O investidor é o responsável por fazer o recolhimento do imposto, então todo mês que ele lucrar com a venda de BDR ele terá que imprimir e pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Para realizar o cálculo do imposto devido, o investidor deverá utilizar o demonstrativo disponibilizado pela sua corretora de valores, no qual constará todo o montante movimentado.
Depois de ter feito isso, o investidor deverá acessar o site da Receita, escolher a opção de impressão do DARF e fornecer as informações necessárias.
Declaração de BDRs no Imposto de Renda
É importante lembrar que mesmo não tendo que pagar imposto, o investidor que se enquadra nos requisitos tem a obrigação de declarar seu IR.
- Primeiramente, o investidor deverá baixar o programa disponibilizado pela Receita Federal;
- Registre seus BDRs no campo "Bens e Direitos" - que corresponde a "Outras aplicações e investimentos";
- Informe a localização;
- Preencha a discriminação do investimento corretamente, com informações do tipo: nome da empresa, título ou fundo que o BDR tem lastro, data de compra, quantidade, ticker do BDR na bolsa, preço da compra e dados da corretora mediadora.
Declaração de ganhos com BDRs
Para declarar no Imposto de Renda seus ganhos obtidos com BDRs, você deve procurar o campo referente à "Renda variável" e informar os dados de cada DARF emitida.
Para declarar seus dividendos, você deve ir até a ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física e do exterior".
E você, ficou com alguma dúvida? Já declarou seus BDRs no Imposto de Renda?
Comentários: