Seu home broker falhou durante uma operação? O prejuízo pode gerar ressarcimento!
Entenda como pedir ressarcimento em caso de falha em plataforma de corretora.
Falhas em plataformas de negociação de corretoras - home brokers - são o motivo mais comum das solicitações dos investidores ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízo (MRP), administrado pela BSM Supervisão de Mercado - a principal autorreguladora dos mercados de capitais brasileiro.
Como qualquer sistema eletrônico, as plataformas de negociação podem apresentar instabilidade, interrupção de serviços ou atraso na disponibilização de informações - o que pode prejudicar o investidor que esteja realizando alguma operação no momento da falha. As corretoras precisam disponibilizar canais alternativos aos investidores para envio de ordens – via telefone, por exemplo.
Investidores que se sentirem lesados devido à impossibilidade de realizar uma transação por conta de indisponibilidade ou falha na plataforma da corretora, podem acionar o MRP para solicitar ressarcimento de prejuízo.
Como solicitar ressarcimento no MRP?
Segundo André Demarco, diretor de autorregulação da BSM, o investidor precisa detalhar o ocorrido e apresentar provas - como fotos, capturas de tela e gravações de ligações telefônicas que comprovem a falha no home broker. Também é preciso justificar que buscou, sem sucesso, atendimento pelos canais alternativos disponíveis.
Dicas em caso de indisponibilidade ou instabilidade em plataformas de negociação:
1. Conheça os canais alternativos oferecidos pela sua corretora e, se possível, utilize-os em situações fora da emergência da execução de uma operação para testar tempo e adquirir experiência com esses canais alternativos;
2. Conheça o funcionamento das plataformas existentes da corretora, além de ler e conhecer os manuais disponíveis sobre essas plataformas;
3. Em casos de instabilidades, interrupção de serviços ou atraso na disponibilização de informações na plataforma de negociação, acesse imediatamente os canais alternativos disponibilizados pela corretora;
4. Em casos de tentativas sem sucesso, registre fotos, capturas de tela e/ou vídeos do registro da comunicação com a corretora pelo canal alternativo. Em caso de ligação telefônica, é importante identificar o número discado, a duração, a data e a hora da chamada e, se possível, também possuir o áudio da ligação - para comprovar o tempo de espera.
Essas e outras dicas para investidores estão disponíveis na Cartilha da BSM.
Os indicadores de MRP podem ser consultados aqui.
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