Por Redação em Segunda, 24 Janeiro 2022
Categoria: Seu dinheiro

Saiba se sua chave Pix foi exposta na internet

Mais de 160 mil pessoas tiveram seus dados expostos em dezembro. 

De acordo com o Banco Central, em comunicado feito na sexta-feira (21), aproximadamente 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram suas informações das chaves Pix vazadas. Essa foi a segunda vez em que dados dos clientes foram divulgados publicamente desde a implementação do novo sistema de pagamentos.

O Acesso Soluções de Pagamento oferece serviços como banco digital, cartões recarregáveis e plataformas para aplicações financeiras.

O vazamento foi de dados cadastrais e, segundo o BC, não afeta a movimentação do dinheiro. Foram expostos, entre os dias 3 e 5 de dezembro, dados como nome de usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), número de agência, conta e instituição de relacionamento dos clientes.

O que acontece na prática?

As pessoas que tiveram suas informações vazadas estão sendo informadas via aplicativo ou pelo Internet Banking da Instituição. As informações vazadas não possuem dados que contam com sigilo bancário, como saldo, senhas e extratos, de acordo com a Agência Brasil.

Quando os dados são expostos na internet, não quer dizer que todas as suas informações foram divulgadas, mas sim, que ficaram visíveis para outras pessoas durante um período de tempo.

A Acesso Pagamentos afirmou ter tomado medidas a fim de garantir mais segurança dos dados dos clientes após o incidente. A instituição de pagamentos ainda orientou para que as pessoas que receberam o alerta de vazamento de dados fiquem atentas com golpes que podem ser feitos por meio de links para sites falsos - que conseguem capturar a senha do cliente.

Vazamento anterior

No mês de agosto de 2021 ocorreu um vazamento de dados ainda maior: 414,5 mil chaves Pix de número de telefone do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Na ocasião, também foram divulgados apenas dados cadastrais, sem o vazamento de senhas, saldos e extratos bancários.

Anteriormente, o Banco Central anunciou que o vazamento no Banese tinha alcançado 395 mil chaves Pix, porém o número foi revisado para cima.

Acompanhe o Money Now News para ficar por dentro das notícias sobre o Pix e como se proteger de fraudes no sistema de pagamentos.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário