Veja dicas para se proteger em caso de roubo de celular
Confira três passos essenciais para garantir mais segurança ao seu aparelho.
Em 2022 uma história de furto de celular que resultou em um prejuízo de mais de R$ 140 mil reais viralizou. A vítima, Bruno de Paula, um agente de talentos de São Paulo, narrou todos os acontecimentos em sua conta na rede social, @MrVanDep.
Segundo os relatos do agente de talentos, ao pegar um táxi no aeroporto com destino a sua residência, após uma viagem de férias na Europa, seu celular foi furtado. O táxi, que estava parado no semáforo com os vidros abertos, facilitou para que o bandido enfiasse a mão e roubasse o aparelho.
De Paula só se deu conta do estrago no momento em que lembrou que seu celular estava desbloqueado, permitindo o acesso aos assaltantes.
"Ninguém sabe minhas senhas e nunca anotei. Minhas contas no Banco do Brasil e Nubank são com reconhecimento facial, não tem como entrar" disse de Paula. Mas, para a sua surpresa, quando chegou em casa e entrou em seu e-mail, soube que já haviam retirado R$ 27 mil reais de sua conta.
Após entrar em contato com a sua operadora, Claro, para realizar o passo-a-passo recomendado pelos órgãos de segurança nesses casos, o agente ficou aliviado, acreditando que a situação não avançaria adiante.
Mas no dia seguinte as fraudes chegaram também em outras plataformas, como MercadoPago, PagSeguro e até Ifood, causando um prejuízo enorme para o agente.
Como os "tweets" do agente viralizaram, as empresas envolvidas imediatamente entraram em contato com ele, se comprometendo a estornar todas as transações feitas pelos golpistas.
Saiba como deixar seu celular mais seguro, para evitar golpes:
1. Ative o seu PIN
Descubra e ative o seu PIN. O PIN é um dos códigos que acompanha o chip e serve para manter seu aparelho mais seguro. Na maior parte das vezes você pode encontrar esse código impresso no cartão de onde o chip é destacado.
Se você souber o seu PIN, você conseguirá bloquear e desbloquear seu chip, já que ele funciona como uma senha pessoal. Assim, toda a vez que o usuário trocar o chip de aparelho, um código de segurança será requisitado. Após três tentativas erradas o chip é bloqueado e só poderá ser recuperado através de uma outra senha: a PUK ou a PIN Unlock Key. Caso o usuário também erre essas senhas, mais de 10 vezes, o chip será bloqueado para sempre.
Considere trocar seu PIN para algo mais personalizado, já que cada operadora utiliza um PIN padrão, assim, suas informações estarão ainda mais protegidas.
2. Sempre atualize seu aparelho
Procure sempre manter o sistema operacional e os aplicativos do seu aparelho atualizados. Também evite anotar senhas e ter fotos de documentos.
Lembre-se de, sempre que puder, utilizar a autenticação de dois fatores. Essa medida dificulta a entrada de terceiros mal-intencionados em suas contas.
3. Organize seus apps em pastas com senhas
Pode ser uma boa medida de segurança ajustar o tempo de bloqueio de tela no seu celular para apenas alguns segundos sem que ele seja utilizado. A maioria dos smartphones no mercado disponibiliza essa ferramenta.
Também considere restringir o uso do seu aparelho, colocando seus aplicativos de bancos em pastas que exijam senha ao entrar; diferentes marcas disponibilizam diferentes recursos, como "pasta segura" ou "bloqueio de apps".
Essas dicas te ajudaram? O que mais você gostaria de ver por aqui? Conte para a gente!
Comentários: