Investimento com baixo risco e alta liquidez? Entenda como funciona o CDI

Seu dinheiroInvestimentos

Investimento com baixo risco e alta liquidez? Entenda como funciona o CDI

A modalidade permite a retirada do dinheiro a qualquer momento, sem perdas na rentabilidade.

Reunião de negócios. Foto: frimufilms/freepik.

O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é um título emitido pelos bancos no Brasil com a finalidade de obter recursos destinados a empréstimos entre instituições financeiras. Essa forma de investimento desempenha um papel importante no mercado financeiro brasileiro, uma vez que influencia as taxas de juros e serve como um indicador da saúde econômica do país.

Criado em 1986 pelo Banco Central do Brasil como uma alternativa mais eficiente e segura aos empréstimos interbancários tradicionais, em que os bancos negociavam diretamente entre si, o CDI estabeleceu um sistema eletrônico de negociação.

Esses títulos são de curto prazo, variando de um dia a um ano. Os bancos emitem o CDI para captar recursos que serão emprestados a outras instituições financeiras. Ao emprestar dinheiro, a instituição financeira cobra uma taxa de juros negociada entre as partes, geralmente baseada no CDI.

Juros

A taxa de juros do CDI é calculada pela média ponderada das taxas praticadas pelas instituições financeiras participantes do mercado interbancário. O valor é divulgado diariamente pelo Banco Central do Brasil e serve como referência para outras taxas de juros, como a taxa Selic, a taxa básica de juros do país.

Riscos e liquidez

Devido aos seus elevados volumes de negociação e à segurança proporcionada pelos bancos emissores com alto rating (avaliação, na tradução literal do inglês) de crédito e regulação do Banco Central, os CDIs são considerados investimentos de baixo risco. Além disso, eles são respaldados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em caso de falência do emissor.

Diversos investidores, desde bancos e fundos de investimento até pessoas físicas, optam por investir em CDIs. Essa modalidade é atrativa para quem busca investimentos com baixo risco e alta liquidez, permitindo a retirada do dinheiro a qualquer momento sem perdas significativas de rentabilidade.

CDBs e LCIs

Os CDIs também são amplamente utilizados como referência para a remuneração de outros tipos de investimentos, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) emitidas por bancos. Esses investimentos têm suas taxas de juros negociadas com base no CDI.

Em resumo, o CDI desempenha um papel fundamental na captação de recursos para empréstimos entre instituições financeiras. Ele é um instrumento importante para a gestão da liquidez dos bancos e serve como referência para o mercado financeiro brasileiro.

Para assessoria em investimentos e criação da melhor estratégia para sua carteira, converse com os especialistas da NeoValor Investimentos.

Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/