Não entregou a declaração? Seu CPF pode ficar irregular; veja como resolver!
Veja como descobrir se seu CPF está irregular. Nesse caso, você fica sem acesso a crédito, além de outras desvantagens.
Se você perdeu o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, na última terça-feira (31), saiba que ainda precisa prestar contas com o leão para não ter problemas com seu CPF.
Se o contribuinte precisa, mas não entrega a declaração do I.R. na data definida pela Receita Federal, ele fica com seu CPF pendente de regularização, o que significa que ele não tem mais acesso a crédito: não pode mais fazer empréstimos, financiamentos e até mesmo adquirir imóveis.
Além desses inconvenientes, o cidadão com CPF irregular também não pode tirar seu passaporte, prestar concurso público, nem obter certidão negativa para a venda ou aluguel de imóveis.
Para não correr o risco de ter que pagar multas e ter seu CPF pendente de regularização, o ideal é enviar a declaração do I.R. o quanto antes. A multa para os contribuintes que enviam o documento após o prazo estipulado é de, no mínimo, R$ 165,74 reais - e pode chegar até 20% do imposto devido.
Regularização do CPF
Para regularizar seu CPF é necessário fazer a declaração que está faltando. Para isso, baixe o programa do IR 2022.
Se você não sabe qual declaração está faltando, é possível fazer uma consulta pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Assim que a declaração for processada, o CPF volta a ficar regular. "Normalmente o problema se resolve no dia seguinte", segundo informações no site da Receita Federal.
Descubra se seu CPF está irregular
Para saber qual é a situação do seu CPF, você deve ir até a página da Receita Federal e informar seu número de CPF e a data de nascimento.
Outra forma de descobrir se seu CPF está irregular é por meio do aplicativo CPF digital.
Ainda tem alguma dúvida? Comente abaixo para podermos te ajudar!
Comentários: