IR: saiba quais investimentos são isentos de imposto
Veja quais aplicações são livres de tributação e em quais situações.
Atualização: a partir deste ano, nem todo mundo que investe em renda variável precisará declarar I.R. Saiba mais neste conteúdo.
**
Muitas pessoas têm dúvidas em relação aos impostos que devem ser pagos na declaração do IR, porém é importante ter em mente que eles são obrigatórios. Por isso, é interessante saber mais sobre eles, para entendê-los melhor e realizar um planejamento mais concreto quanto aos seus pagamentos.
O que muita gente não sabe é que além da poupança, existem outros investimentos e situações que não cobram alíquota no Imposto de Renda. Entenda quais são eles a seguir.
Letras de Crédito Imobiliário - são títulos de renda fixa que servem para arrecadar recursos para o setor imobiliário investir no setor. Investir em LCIs é emprestar seu dinheiro para o setor imobiliário para no futuro receber juros.
Letras de Crédito Agrícola - são títulos emitidos para arrecadar fundos para o setor do agronegócio. Investir em LCAs é emprestar seu dinheiro para o setor de agronegócios para no futuro receber juros.
Certificados de Recebíveis Imobiliários - Os CRIs são títulos que geram um direito de crédito para quem investe neles. Eles devolvem com juros o dinheiro que investido, caso você faça esse "empréstimo" ao setor imobiliário.
Certificados de Recebíveis do Agronegócio - O CRA é um título que gera o direito de crédito para quem investe, o que significa que você receberá juros caso empreste seu dinheiro ao setor do agronegócio, além de receber de volta a quantia investida.
Debêntures incentivadas - as empresas emitem títulos para financiar futuros projetos e investimentos. Esses títulos são chamados de debêntures. Nesse investimento você empresta seu dinheiro para a empresa, que o utiliza para financiar seus projetos. Depois você recebe juros, baseado no tempo de investimento.
Ações - você pode investir em renda variável sem pagar IR, caso seu volume financeiro de vendas de ações seja de até R$ 20 mil reais ao mês. Porém, se for uma uma operação de day trade (compra e venda no mesmo dia), será cobrado Imposto de Renda.
Dividendos - empresas muitas vezes oferecem aos seus acionistas o pagamento de dividendos, visando tornar a empresa mais atraente para investidores. Quem recebe essa remuneração também não paga Imposto de Renda sobre ela.
Ficou com alguma dúvida? Se sim, comente aqui embaixo!
Comentários: