Declarar esses proventos não aumentará seu valor devido no IR.
Se você investiu em ações e recebeu dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) no ano passado e se enquadra nas exigências definidas para o Imposto de Renda de 2023, você terá que informar seus rendimentos.
Tendo em vista que os dividendos são isentos de IR e os JCP são tributados em 15%, esses rendimentos não somam as suas rendas tributáveis com ajuste anual. Portanto, declarar esses proventos não aumentará seu imposto devido na declaração.
Mas tenha em mente que mesmo que esses proventos não estejam sujeitos ao ajuste anual, eles podem obrigar a declarar seu IR, já que está definido nas regras que quem obtém recebimento de dividendos e JCP acima do valor de R$ 40 mil reais em 2021 deve declarar seus rendimentos.
Saiba as regras atualizadas para declarar imposto em 2023.
Veja como declarar dividendos e JCP no Imposto de Renda 2023:
- Acesse o site de Relações com Investidores (RI) da empresa ou do banco onde as ações que você investiu foram custodiadas para ser informado sobre o valor recebido na forma de dividendos e JCP de cada empresa da qual você é acionista.
- Após obter esses dados, informe os dividendos na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis cujo código é 09, na aba "Lucros e dividendos recebidos". Na ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, com código 10, insira os JCP.
- Outra opção é informar os proventos diretamente na ficha de Bens e Direitos, no item referente à ação que os gerou. No caso dos dividendos, basta clicar em "Informar rendimento isento" e para o JCP em "Informar Rendimento Exclusivo".
- Lembre-se que mesmo que os JCP anunciados ainda não tenham sido pagos, é necessário declará-los em ambas as fichas; em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, código 10, você deve informar o valor total anunciado; na de Bens e Direitos, grupo 99 - Outros Bens e Direitos, coloque o código 07, "Juros Sobre Capital Próprio creditado, mas não pago" e insira apenas os valores anunciados e não recebidos.
Ainda tem alguma dúvida? Nos conte nos comentários para que possamos lhe ajudar!