Golpe: fique atento com sites de viagem falsos!

Seu dinheirofraudes

Golpe: fique atento com sites de viagem falsos!

Criminosos roubam dados e milhas para vendê-los a terceiros.

Foto: Pam Patterson/Pixabay.

Muitos brasileiros aproveitam o período de férias para viajar e conhecer novos destinos, mas, devido ao aumento de interesse neste setor, novos golpes estão sendo aplicados. De acordo com um levantamento da Kaspersky, empresa de cibersegurança, estão sendo ofertadas supostas "promoções" de viagens que não passam de uma isca para que os criminosos furtem as milhas das vítimas.

Atualmente o golpe mais utilizado no Brasil é o "phishing", segundo a empresa. Nesse modelo, os criminosos bombardeiam os usuários com mensagens fraudulentas a fim de levá-los para páginas falsas na internet - que simulam os sites de companhias aéreas e serviços de reservas. Dessa forma, os golpistas conseguem roubar os dados, pontos e milhas das vítimas, com a intenção de vendê-las após o sucesso do crime.

A Kaspersky também notou a evolução desses golpes. Os sites falsos estão cada vez mais similares aos oficiais, apresentando até detalhes de voos reais a fim de passar maior autenticidade às vítimas.

Nestes golpes, como a empresa especializada explicou para o Valor Investe, a vítima é induzida a inserir seu CPF e sua senha no site falso, permitindo o acesso dos criminosos.

O objetivo dos golpistas, nesse caso, é vender os dados, pontos de benefício ou milhagens das vítimas para terceiros.

Para dificultar ainda mais a recuperação da conta das vítimas, os criminosos tendem a trocar o e-mail e número de telefone cadastrados rapidamente.

Na última etapa do golpe, os fraudadores tentam acessar outros serviços com a senha furtada, já que muitas pessoas utilizam os mesmos códigos para diferentes tipos de compras.

"O cibercrime está cada vez mais complexo e os criminosos aproveitam as sazonalidades para que suas táticas sejam mais verídicas aos usuários de diversos tipos de serviços", disse na entrevista Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina.

O diretor ainda destacou que para não cair em golpes é preciso estar sempre atento, desde em um site de compras de passagens até o pagamento mensal de um serviço.

"É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais, pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco", reforçou.

E você, já caiu ou conhece alguém que caiu em golpes na internet? Se sim, compartilhe conosco! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/