Por Redação em Domingo, 12 Junho 2022
Categoria: Seu dinheiro

Veja o que fazer se o seu FGTS não caiu na conta!

FGTS acaba de liberar saque para trabalhadores nascidos em novembro.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) liberou o saque extraordinário de até R$ 1.000 reais para os trabalhadores do Brasil. Agora é a vez dos cidadãos que nasceram no mês de novembro: os recursos foram liberados pela Caixa Econômica Federal na última quarta-feira (8).

Todos os trabalhadores que possuem conta e saldo disponível no FGTS têm direito ao saque, mas é preciso ficar atento à data, pois a retirada só poderá ser feita até o dia 15 de dezembro. O crédito é feito diretamente na conta Caixa Tem, no nome do responsável.

E se o valor não caiu?

Você terá que solicitar a liberação de recursos. Segundo a Caixa, os principais motivos para ocorrer o bloqueio são: determinação judicial, garantias de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, dados inconsistentes e pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador.

Saque não realizado

Se o trabalhador não realizar o saque até 15 de dezembro, o valor irá voltar para a sua conta atrelada ao FGTS, devidamente corrigido.

Como ver meu saldo?

O saldo pode ser consultado via aplicativo do FGTS ou site oficial do Fundo de Garantia.

Através do site, o trabalhador poderá ver seu saldo e, se for positivo, também poderá consultar a data de liberação de crédito feita pelo Governo Federal.

Já no aplicativo, existem mais possibilidades. Nele, o trabalhador poderá ver se existe algum saldo em seu nome e, se existir, a data de recebimento do recurso. Também é possível consultar dados disponíveis na plataforma. Via aplicativo, o cidadão também poderá informar caso não queira receber o saldo FGTS e solicitar o retorno do valor creditado para a conta dele no fundo.

Como pedir o saque?

Não é necessário solicitar o saque, pois ele já fica disponível automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Se o trabalhador não tiver uma conta no aplicativo, ela será criada pela Caixa, em seu nome.

Em caso de dados incompletos junto ao Fundo de Garantia, o trabalhador precisará acessar o aplicativo do órgão e completar as informações para poder solicitar a liberação dos recursos.

Passo-a-passo para solicitar seu saque no FGTS:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS (disponível para Android e IOS);
  2. Se no sistema aparecer a opção de "solicitar saque" basta clicar nela;
  3. Clique em "continuar" para autorizar a abertura de uma conta poupança social da Caixa em seu nome. Lembrando que se você não autorizar, não será possível receber os recursos do FGTS;
  4. Em seguida aparecerá a seguinte mensagem: "A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta". Depois, basta esperar o crédito.

Ainda tem alguma dúvida em relação ao saque extraordinário do FGTS? 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário