Descubra três habilidades à prova de recessão!

Seu dinheirohabilidades

Descubra três habilidades à prova de recessão!

 Especialistas reuniram características essenciais durante crises econômicas.

Foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay.

Quando a economia de um país está a dois trimestres consecutivos recuando ao invés de crescendo, ela pode estar em uma recessão. O processo reduz a renda familiar, a taxa de lucro, aumenta o número de falências, de desemprego, entre outros problemas. Por isso, especialistas reuniram as habilidades mais procuradas pelas empresas durante crises econômicas.

Veja três dicas de especialistas para enfrentar uma recessão, de acordo com a CNBC:

1. Seja flexível

O aumento do desemprego é uma consequência da recessão. Nestes períodos muitas pessoas precisam se reinventar e optar por trabalhos alternativos para conseguir pagar as contas. Segundo Julia Pollak, economista-chefe da ZipRecruiter, "toda vez que ocorre uma recessão, a opção de trabalho alternativo muda".

"É por isso que a flexibilidade é uma habilidade essencial para dominar", afirmou Pollak.

Em uma entrevista para a CNBC, Patrick Petitti, economista e CEO da Catalant, recomendou que as pessoas destaquem diferentes funções, dentro e fora de empresas, em seu currículo, a fim de mostrar para o empregador sua flexibilidade.

Ao fazer isso, o interessado se mostra capaz de "operar em tempos de incerteza", de acordo com o economista.

"Nos últimos 2 anos e no futuro próximo, vivemos e continuaremos a estar em um período de turbulência" disse Petitti. E continuou: "Os executivos querem pessoas que possam se adaptar rapidamente e que não reajam exageradamente quando os planos mudam".

2. Saiba gerenciar

Segundo Pollak, em uma recessão as empresas procuram pessoas "que possam identificar os novos problemas, articular soluções e impulsionar esse plano".

Petitti concordou com a economista: "é uma das principais habilidades para as quais as empresas contratam consistentemente".

"Mesmo durante os dias mais sombrios da pandemia, os gerentes de contratação de tecnologia, finanças, o que for, procuravam pessoas que pudessem dividir um objetivo em etapas acionáveis e orientar uma equipe para alcançar esse objetivo maior", afirmou Petitti.

As plataformas LinkedIn Learning e Coursera disponibilizam alguns cursos e certificações de gerenciamento que podem impulsionar o currículo.

3. Aprimore sua comunicação

Outra forma de se destacar em meio uma recessão é aprimorando sua comunicação. "As empresas sempre priorizam funcionários que saibam se comunicar", afirmou Pollak; essa é uma habilidade que está "sempre em demanda".

Uma boa comunicação também pode destacar o seu currículo. "Mesmo se você estiver sentado no computador para trabalhar o dia todo e se reportando a uma pessoa, você precisa de habilidades interpessoais para trabalhar em equipe e convencer um empregador de que seu trabalho agrega valor", disse Kory Katenga, economista sênior do LinkedIn, à CNBC Make It.

Pollak ainda recomendou prestar atenção nas notícias e nos setores que estão fazendo investimentos a longo prazo.

"Os custos e benefícios de diferentes empregos mudarão durante uma recessão", disse ela. "As decisões que você tomou sobre sua carreira há dois anos não se aplicam mais… você quer ter certeza de que está se posicionando para ter sucesso na recessão e na recuperação", explicou a especialista.

E você, gostou das dicas? Conte para a gente!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado