Conheça sete erros financeiros comuns e como fugir deles
Aprenda a gerir seu patrimônio com inteligência financeira.
Muitas pessoas têm dificuldades em lidar com suas finanças e acabam acumulando dívidas. Conhecer e evitar os erros mais comuns do mundo financeiro pode te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro.
Veja a lista dos sete erros financeiros mais comuns praticados por pessoas físicas segundo o site americano especializado em investimentos Investopedia.
1. Gastar em excesso
Se você está passando por dificuldades financeiras, deve evitar gastar de maneira exagerada, pois cada real gasto poderia ser utilizado para pagar uma dívida.
2. Pagamentos intermináveis
Pergunte para si mesmo se é necessário comprar itens que deverão ser pagos por vários meses e até anos. Quando você precisar economizar, deverá mudar seu estilo de vida para um mais simples.
3. Viver com dinheiro emprestado
Utilizar os cartões de crédito para comprar coisas básicas se tornou muito comum, porém por mais que essas pessoas estejam dispostas a pagar taxas de juros sobre esses produtos, não é aconselhável.
4. Sempre andar de carro novo
Ao utilizar o crédito para comprar um carro, o consumidor acaba pagando juros sobre um ativo em depreciação que aumenta a diferença entre o valor do carro e o preço pago por ele. Às vezes, a pessoa não tem escolha quando se trata da necessidade de comprar um carro, mas não é preciso que todos comprem um veículo grande, nem do ano, pois são muito caros para comprar e abastecer.
5. Muitos gastos residenciais
Não é necessário comprar uma casa enorme se sua família não é grande. Mudar esse pensamento pode reduzir seu gasto mensal.
6. Refinanciar bens e empréstimos
Refinanciar é retirar o dinheiro do seu bem da sua carteira e ceder a propriedade para outra pessoa. O conselho dos especialistas do site é evitar a prática.
7. Viver de salário em salário
Especialistas indicam manter uma conta de fácil acesso com pelo menos o dinheiro equivalente a três meses de despesas para situações de emergência ou boas oportunidades de investimento.
E aí, gostou das dicas? Conte para a gente quais erros financeiros você já conseguiu deixar para trás nos comentários!
Comentários: