Conheça os principais hábitos de finanças dos superpoupadores

Seu dinheiroinvestimentos

Conheça os principais hábitos de finanças dos superpoupadores

Aprenda a desenvolver seus músculos financeiros!

Porquinho de porcelana em fundo rosa. Foto: PxHere/Reprodução.

Você pode presumir que as pessoas que economizam muito para a própria aposentadoria também fazem todas as outras coisas que os especialistas financeiros recomendam. Mas essa máxima nem sempre é verdade. Existem bons hábitos financeiros adotados por "superpoupadores", mas também há outras recomendações que eles simplesmente ignoram. Um estudo do Principal Financial Group listou os principais.

O estudo foi feito com base no sistema previdenciário americano, mas os insights podem valer para pessoas em qualquer parte do mundo. Para a análise, foram considerados superpoupadores trabalhadores que contribuíam com pelo menos 15% do salário para a previdência. 1.400 pessoas com idades entre 19 e 56 anos participaram da pesquisa.

Entre as práticas comuns dos superpoupadores, estão aquelas que garantem uma vida financeira estável: 85% pagam suas contas em dia, 73% pagam integralmente o cartão de crédito e 70% não sacam a conta corrente. Todos os três hábitos evitam taxas ou juros que acabam reduzindo o caixa disponível para outros usos.

"'Um centavo economizado é um centavo ganho' nunca foi tão verdadeiro, especialmente quando é economizado em taxas acessórias que não são necessárias", disse, ao site CNBC, Sri Reddy, vice-presidente sênior de soluções de aposentadoria e renda da empresa que realizou o estudo.

Muitos dos superpoupadores investem sozinhos: menos da metade (apenas 44%) afirma ter um planejamento financeiro. Quanto aos hábitos menos usados, apenas 21% afirmam seguir um orçamento todos os meses e 23% afirmam ter uma estratégia de pagamento de dívidas. Menos de um terço passa algum tempo todos os meses aprendendo mais sobre finanças e investimentos — mas isso não deve ser um impedimento para que outras pessoas pratiquem esses bons hábitos, afirmou Reddy.

"Se você está apenas começando em sua jornada de poupança, aprender a fazer um orçamento, obter conselhos sobre finanças e estratégias de construção são ótimos lugares para começar", indicou o especialista. E continuou: "Os 'superpoupadores' da pesquisa geralmente são aqueles que já agiram e têm um bom senso de sua situação financeira, inclusive priorizando a minimização de sua dívida".

Veja outros dados dos superpoupadores:

  • 70% separa mais de 10% dos rendimentos para a aposentadoria;
  • O patrimônio líquido de 62% deles cresce a cada ano;
  • 61% não se sente culpado por gastos ocasionais;
  • 56% não perde o sono por conta das finanças;
  • 54% sentem-se confiantes quanto ao futuro financeiro;
  • 53% sentem-se no controle de suas finanças;
  • 50% está feliz com a situação financeira;
  • 49% não usa o cartão de crédito sem necessidade;
  • Para 47% deles poupar é algo natural;
  • Apenas 21% segue um orçamento mensal.

E você, se considera um superpoupador? Conte para a gente aqui nos comentários e nas redes sociais!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/