Conheça os principais hábitos de finanças dos superpoupadores
Aprenda a desenvolver seus músculos financeiros!
Você pode presumir que as pessoas que economizam muito para a própria aposentadoria também fazem todas as outras coisas que os especialistas financeiros recomendam. Mas essa máxima nem sempre é verdade. Existem bons hábitos financeiros adotados por "superpoupadores", mas também há outras recomendações que eles simplesmente ignoram. Um estudo do Principal Financial Group listou os principais.
O estudo foi feito com base no sistema previdenciário americano, mas os insights podem valer para pessoas em qualquer parte do mundo. Para a análise, foram considerados superpoupadores trabalhadores que contribuíam com pelo menos 15% do salário para a previdência. 1.400 pessoas com idades entre 19 e 56 anos participaram da pesquisa.
Entre as práticas comuns dos superpoupadores, estão aquelas que garantem uma vida financeira estável: 85% pagam suas contas em dia, 73% pagam integralmente o cartão de crédito e 70% não sacam a conta corrente. Todos os três hábitos evitam taxas ou juros que acabam reduzindo o caixa disponível para outros usos.
"'Um centavo economizado é um centavo ganho' nunca foi tão verdadeiro, especialmente quando é economizado em taxas acessórias que não são necessárias", disse, ao site CNBC, Sri Reddy, vice-presidente sênior de soluções de aposentadoria e renda da empresa que realizou o estudo.
Muitos dos superpoupadores investem sozinhos: menos da metade (apenas 44%) afirma ter um planejamento financeiro. Quanto aos hábitos menos usados, apenas 21% afirmam seguir um orçamento todos os meses e 23% afirmam ter uma estratégia de pagamento de dívidas. Menos de um terço passa algum tempo todos os meses aprendendo mais sobre finanças e investimentos — mas isso não deve ser um impedimento para que outras pessoas pratiquem esses bons hábitos, afirmou Reddy.
"Se você está apenas começando em sua jornada de poupança, aprender a fazer um orçamento, obter conselhos sobre finanças e estratégias de construção são ótimos lugares para começar", indicou o especialista. E continuou: "Os 'superpoupadores' da pesquisa geralmente são aqueles que já agiram e têm um bom senso de sua situação financeira, inclusive priorizando a minimização de sua dívida".
Veja outros dados dos superpoupadores:
- 70% separa mais de 10% dos rendimentos para a aposentadoria;
- O patrimônio líquido de 62% deles cresce a cada ano;
- 61% não se sente culpado por gastos ocasionais;
- 56% não perde o sono por conta das finanças;
- 54% sentem-se confiantes quanto ao futuro financeiro;
- 53% sentem-se no controle de suas finanças;
- 50% está feliz com a situação financeira;
- 49% não usa o cartão de crédito sem necessidade;
- Para 47% deles poupar é algo natural;
- Apenas 21% segue um orçamento mensal.
E você, se considera um superpoupador? Conte para a gente aqui nos comentários e nas redes sociais!
Comentários: