Confira estas dicas para proteger o cartão de crédito durante o uso!
Em meio a tantos golpes é melhor estar preparado, afinal, ninguém gosta de perder dinheiro.
Infelizmente, os golpes com cartão de crédito já acontecem há um bom tempo, tanto em compras físicas quanto virtuais. Por isso, é sempre bom ficar atento e tomar alguns cuidados para evitar cair em armadilhas de pessoas mal-intencionadas, afinal ninguém gosta de perder dinheiro.
Confira as principais dicas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) para proteger seu cartão de crédito durante compras em lojas físicas:
1. Não perca seu cartão de vista
Sempre fique atento ao que está acontecendo com o seu cartão, pois pessoas mal-intencionadas podem trocar o objeto por outro similar, aproximá-lo de alguma máquina indevidamente ou fotografá-lo.
Uma boa dica é colocar alguma forma de identificação no seu cartão, como um adesivo, para evitar o problema.
2. Saiba o quanto está pagando
Uma prática muito comum entre golpistas é marcar o valor errado do total das suas compras na maquininha. Sempre confira a quantia indicada na tela, pois na maior parte das vezes é bem próxima da verdadeira, como uma compra de R$ 10 reais, que pode te custar R$ 100 reais por falta de atenção.
3. Apague o número do CV do seu cartão
É recomendado que você apague o código de segurança do seu cartão de crédito para dificultar o acesso de pessoas mal-intencionadas caso ocorra algum imprevisto. Sem o número do CV, não é possível realizar compras pela internet.
Mas lembre-se de decorar o código e salvá-lo em um local seguro, para não ter problemas com o acesso do seu cartão no futuro.
4. Aproveite as funcionalidades do aplicativo do seu banco
Um ponto positivo para os aplicativos de bancos é o fácil acesso ao seu saldo e compras. Dessa forma você consegue monitorar suas finanças em qualquer lugar, além de poder notar rapidamente se há algum movimento estranho em sua conta.
Outra dica importante é configurar o aplicativo para receber avisos no celular toda vez que forem efetuadas compras em seu cartão.
Tem mais alguma dica para proteger o cartão de crédito? Conte para nós!
Comentários: