Dia do Consumidor: confira dicas para não cair em golpes!
Criminosos aproveitam a data para cometer ações fraudulentas devido à grande procura por produtos.
Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Consumidor, no qual as empresas - como uma forma de aquecer as vendas - oferecem descontos aos seus clientes ao longo da semana. Como a data traz diversas promoções, a procura por produtos com preços especiais é muito grande. Isso faz com que pessoas mal-intencionadas aproveitem a data para aplicar golpes diversos.
O Dia do Consumidor foi criado para enfatizar a importância dos direitos dos clientes e com isso, os lojistas aproveitam a data para prestigiá-los através de ofertas.
O evento fica apenas atrás da Black Friday no quesito descontos, o que faz com que o número de acessos a lojas online e marketplaces seja enorme. Por esse motivo, os golpistas aproveitam a data para enganar os consumidores através de ações fraudulentas.
Como os hackers estão cada vez mais criativos, encontrando novas formas de obter dinheiro de forma ilegal, é preciso estar preparado e atento na hora de comprar produtos online.
Confira algumas dicas para não cair em golpes e perder dinheiro no Dia do Consumidor:
1. Cheque antes de inserir informações pessoais
Evite colocar seus dados pessoais, como CPF, número de telefone, endereço, etc, em sites desconhecidos. Procure se certificar de que o endereço da web em que você está inserindo seus dados é seguro.
Para isso, especialistas recomendam verificar se há um cadeado fechado à esquerda da barra de endereços; clicando nele, é possível verificar a indicação do protocolo de segurança do domínio - sempre verifique se há um certificado válido antes de inserir dados pessoais e/ou de pagamento. Além disso, é importante checar a reputação do site em serviços como Reclame Aqui.
2. Procure usar senhas diferentes
Nunca utilize a mesma senha para cartões, cadastros e sites. O ideal é mudar com certa frequência essas senhas. Também evite colocar sequências (como 123) em suas senhas, datas de nascimento e outros números que tenham ligação com você, como o de telefone, pois é facilmente descoberto pelos criminosos.
3. Fique atento a links falsos
Mensagens enviadas em massa com oportunidades imperdíveis e grandes descontos podem levar os consumidores a clicarem em links falsos. Nestas situações, os golpistas utilizam sites que imitam endereços eletrônicos de empresas reais a fim de passar uma sensação de segurança e induzir as pessoas a realizarem um cadastro.
A partir daí, os criminosos obtêm os dados da vítima e o produto "comprado" nunca chega, afinal a loja não existe. Por isso, é recomendado nunca clicar em links desconhecidos enviados via WhatsApp, Telegram, e-mail, nem nos que aparecem como "patrocinados" nas redes sociais e sites de busca.
4. Priorize o cartão de crédito nas compras online
Para ter mais segurança ao fazer compras online, prefira utilizar o cartão de crédito. Segundo especialistas, a maior vantagem de escolher essa forma de pagamento é a facilidade com que o cliente pode cancelar sua compra; além de poder contestar o pagamento e solicitar o reembolso. Além disso, esse modelo também é capaz de identificar possíveis fraudes. Prefira os cartões emitidos para compras online pelo banco, com tempo de uso limitado, para proteger seu cartão físico.
5. Sempre desconfie
Sempre desconfie de propostas fora do comum com descontos absurdos, na maioria das vezes elas não passam de um golpe.
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