Como saber quando correr riscos e quando evitá-los?
O campeão de poker Dan Cates dá dicas para facilitar sua decisão.
Muitas vezes é difícil saber qual é o momento certo para correr riscos, mas o campeão de poker Dan Cates - que acumulou US$ 11,6 milhões de dólares em ganhos ao longo de sua carreira - ofereceu algumas dicas para facilitar suas tomadas de decisão.
Cates tem 32 anos e uma carreira de sucesso de 15. Em julho, ele conquistou pelo segundo ano consecutivo o título do Poker Players Championship no World Series of Poker 2022 em Las Vegas.
O jogador possui uma certa moderação quando o assunto é correr riscos - característica responsável por uma grande parte de seu sucesso financeiro e longevidade na carreira, segundo o próprio.
"Se você se esforçar demais, eventualmente vai se esgotar ou se sobrecarregar, [e] no longo prazo você vai acabar não fazendo progresso", disse Cates.
Os melhores jogadores de poker são conhecidos por terem uma leitura apurada de seus adversários e ainda conseguirem manter as aparências, até mesmo nas derrotas. De acordo com Cates, os profissionais de sucesso no poker correm riscos quando é apropriado, caso contrário, eles recuam.
O equilíbrio e autocontrole são essenciais para ser um bom jogador de poker - considerando que este é um jogo muito volátil. Com 19 anos, Cates conseguiu seu primeiro US$ 1 milhão de dólares, mas acabou perdendo mais da metade do valor "quase imediatamente", contou ele à CNBC.
Aqui está seu conselho: "Esforce-se moderadamente em todos os aspectos", aconselhou Cates. "Você quer buscar o crescimento, mas busca uma quantidade moderada, basicamente".
Cates relacionou as habilidades do poker com as da prática de yoga, que também necessita de concentração diante dos obstáculos - desde a perda de dinheiro até a dor física. "É uma variação da resistência mental, na medida em que apenas cria mais disciplina e mais concentração", exemplificou.
Segundo o profissional, a partir do momento em que você duvidar de si mesmo e de suas habilidades, é necessário adicionar uma dose extra de esforço para fazer algum progresso. Para Cates, isso nem sempre significa estar em uma zona de desconforto, às vezes a solução pode ser tão simples quanto "certificar-se de que sua mentalidade está correta. Fazendo uma pausa por um segundo, se for preciso".
O campeão de poker ainda reforçou a importância do autocontrole, pois assumir muitos riscos pode ser muito prejudicial. "Existem muitos exemplos disso no poker", disse Cates. E terminou com um exemplo prático: "se você dá uma tacada muito grande, mesmo que essa tacada dê certo, se você continuar dando tacadas muito grandes, eventualmente, isso vai acabar com você. Eventualmente, você atingirá essa desaceleração".
E você, o que achou das dicas deste profissional? Como você gerencia seus riscos? Conte para a gente aqui e nas redes sociais!
Comentários: