Como funciona um consórcio? Será que vale a pena?
Conheça essa forma de ter acesso a crédito para adquirir bens e serviços.
Já pensou em comprar um carro ou uma casa, mas não tem o valor para pagar à vista e não sabe exatamente como funciona um consórcio? É comum ter dúvidas em relação a esse tema. Confira informações divulgadas pelo Banco Central (BC) que podem ajudar a entender melhor o mecanismo e decidir se ele é um bom recurso para você.
O que é um consórcio?
O consórcio é uma forma segura de ter acesso ao crédito para planejar a compra de bens e serviços, já que o BC é o responsável por controlar, normatizar e fiscalizar as atividades desse sistema. Mas não são todas as empresas que podem atuar nesse ramo, apenas as autorizadas pela autoridade monetária.
Como funciona?
Quando você decide entrar em um consórcio para conseguir comprar uma casa ou um carro, todos os participantes do grupo irão contribuir com o pagamento de parcelas, formando um fundo comum. Essa modalidade é chamada de autofinanciamento, já que o recurso vem dos próprios participantes.
Na modalidade do autofinanciamento, quando você decide entrar em um consórcio para conseguir comprar uma casa ou um carro, todos os participantes do grupo irão contribuir com o pagamento, formando um fundo comum. A cada mês, por meio de lance ou sorteio, um ou mais consorciados terão o direito de receber parte desse fundo, que só poderá ser utilizado para adquirir o bem ou serviço financiado.
Em relação ao sorteio do consórcio, é importante deixar claro que é garantido que o participante será sorteado, o que varia é quando ele será contemplado.
Cada grupo de consórcio possui um regulamento que estabelece suas regras de funcionamento e quem desejar participar precisará assinar um contrato de adesão, aceitando essas normas. Lembre-se de pedir uma cópia desse documento após a assinatura.
Essa matéria ajudou você a entender como funcionam os consórcios? Conte para a gente! E continue acompanhando o Money Now News para mais materiais explicativos sobre o mercado.
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.
Comentários: