Conheça os conteúdos ofertados à população pelo Banco Central.
Muitos cidadãos não sabem, mas o Banco Central (BC) possui um site chamado Portal da Cidadania Financeira, que oferece aos brasileiros um portfólio compilado para ajudá-los a lidar melhor com o dinheiro.
Existem três opções dentro da plataforma que irão direcionar o visitante, cada um desses perfis possui dicas práticas para ajudar o cidadão alcançar seus objetivos e metas.
Dentro do portal podemos encontrar links para uma Biblioteca Virtual, que contém vídeos e documentos com o tema educação financeira. A Biblioteca também tem um espaço específico para dicas voltadas a famílias que enfrentam dificuldades na pandemia que se chama "Educação Financeira em tempos de Covid-19". Além disso, também é possível acessar a Calculadora do Cidadão por meio do portal.
O BC disponibiliza dois cursos para toda a população de forma gratuita. Um deles é sobre gestão de finanças pessoais e o outro é sobre formação de multiplicadores da série de vídeos "Eu e Meu Dinheiro." Essa série de vídeos está disponível no canal do BC no YouTube e serve para deixar mais simples assuntos financeiros para a população. Além disso, você pode encontrar links para esses dois cursos na Escola Virtual do Governo (EVG).
Aprender Valor
Com o objetivo de ensinar crianças e jovens, o BC criou o Aprender Valor, que é um programa que apoia as as redes de ensino e escolas públicas de ensino fundamental para que as instituições possam ensinar aos estudantes sobre Educação Financeira e Educação para Consumo. Essa ação é financiada pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Aprender Valor trabalha com três temas: planejar o uso dos recursos financeiros (PLA), gerenciar o uso de crédito (CRÉ) e poupar ativamente (POU). A iniciativa não alcança apenas alunos, mas também professores e gestores escolares.
É da sua conta
A Escola Nacional de Defesa ao Consumidor (ENDC) disponibiliza em parceria com o BC e com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) o curso "É da sua conta", que é específico para quem trabalha com proteção ao consumidor. É possível acessá-lo virtualmente no site do ENDC.
Para migrantes e refugiados
Existe uma cartilha que serve para informar migrantes e refugiados sobre produtos, serviços financeiros e bancários, além disso ela está disponível em cinco idiomas: português, francês, espanhol, árabe e inglês.
E você, já acessou o portal e conheceu os cursos? Conte para a gente!