Veja como ajudar seus filhos a trilharem um caminho de segurança financeira.
Quem tem filhos conhece o desejo de que eles sejam felizes e tenham sucesso. E ensiná-los sobre finanças pessoais e economia pode ajudar a tornar esse desejo realidade, segundo Nan Morrison, presidente do Conselho de Educação Econômica, uma organização americana que se concentra na educação econômico-financeira de estudantes do jardim de infância ao ensino médio. A declaração foi dada em uma entrevista ao site CNBC.
Já a falta dessa educação pode ser devastadora: levar a dívidas de cartão de crédito, empréstimos estudantis e falta de economias para o futuro. "As pessoas pararam de prestar atenção", disse Morrison.
Segundo o especialista, sempre há algo acontecendo na economia que vale prestar atenção e conversar com os pequenos. "Economia ensina como o mundo funciona. É uma espécie de visão macro, como as coisas interagem umas com as outras", exemplificou Morrison. Por exemplo: as pessoas ficam preocupadas com a queda do mercado de ações quando há ameaça de aumento nas taxas de juros.
Para Morrison, todas as crianças precisam aprender, mais do que ler e contar, o contexto em que elas irão tomar decisões, que é o que a economia ajuda a fazer: "precisamos lhes dar as habilidades para entender as trocas e escolhas". Mas ele reconhece que isso é algo que a educação americana ainda está muito aquém de fornecer. E no Brasil não é diferente.
O especialista explicou que existem muitas escolhas complexas a serem feitas em torno das finanças e as crianças precisam aprender. Objetivos, os diferentes caminhos para alcançá-los, como tomar decisões são exemplos de habilidades e conhecimentos que podem ser abordados entre as famílias.
Agora, o especialista lembra que as diferenças no acesso a empregos – que dependem do acesso que cada um tem à educação – cria "uma trajetória muito mais íngreme em direção à construção de riqueza".
O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a aprender economia?
Ler o jornal com os filhos, conversar sobre a economia e encorajá-los a procurar respostas para suas dúvidas são bons exemplos de educação financeira ainda na infância, segundo Morrison. Os pais podem encorajar que as crianças façam pesquisas sobre o tema no Google, como "o que os economistas dizem sobre riqueza".
"Tente conversar em casa, mesmo que não seja perfeito. Realmente não importa. Basta apresentar o vocabulário aos seus filhos, para que comecem a ouvir as palavras, tire o medo, tire o mistério", disse Morrison.
E você, conversa sobre finanças com seus filhos? Conte para a gente aqui e em nossas redes sociais!