5 maneiras de organizar melhor suas finanças

Seu dinheiroorçamento

5 maneiras de organizar melhor suas finanças

Conheça técnicas que vão te ajudar a ter mais controle sobre o seu dinheiro. 

Foto: 3D Animation Production Company/Pixabay.

Enquanto alguns têm facilidade para administrar suas finanças, outros acham um grande desafio manter seus gastos em ordem, principalmente com os níveis inflacionários atuais. Se você se enquadra no segundo grupo, é importante rever a forma com que lida com o seu dinheiro e considerar aplicar novas técnicas em seu cotidiano a fim de ter mais controle sobre suas finanças.

Veja 5 dicas para cuidar bem de suas finanças:

1. Avalie seus recursos

Estar ciente do quanto você ganha e quanto gasta no mês é o primeiro passo para ter uma vida financeira controlada. Esse controle pode ser feito a partir de uma lista, que deve conter todas as fontes de renda e todas as despesas com aluguel ou moradia, transporte, mantimentos e entretenimento.

2. Defina suas metas

Estabeleça seu objetivo; seja agregar recursos ao seu depósito de emergência ou investir na aposentadoria. É uma boa opção anotar suas metas para que você mantenha o foco em atingi-las e lembre-se de ordená-las por grau de importância. O ideal é se concentrar em apenas dois ou três objetivos, para que não fique sobrecarregado e acabe desistindo do seu plano inicial.

3. Ajuste seu orçamento

Para criar seu orçamento, você deve levar em consideração o quanto e no que você gasta mensalmente, desde moradia até despesas adicionais, como academia e outras despesas com entretenimento.

Existe uma técnica para facilitar esse processo, chamada 50/30/20. Veja como ela funciona:

  • 50% do seu dinheiro será direcionado para gastos com necessidades.
  • 30% do seu dinheiro será utilizado para gastos movidos por desejo (como uma roupa nova)
  • 20% do seu dinheiro será aplicado para contribuir com suas metas financeiras (incluindo seu fundo de emergência e poupança).

A partir do momento em que você estabelece um orçamento, você poderá decidir que gastos deseja manter e os que considera desnecessários.

4. Use e abuse da tecnologia

Considere automatizar suas transferências da conta corrente para a poupança ou seus investimentos. Fazendo isso você irá evitar gastar o dinheiro e estará um passo mais perto de atingir suas metas.

5. Quite suas dívidas o quanto antes

É importante planejar como pagar todas as suas dívidas pendentes, para que possa ter a tão almejada vida financeira estável. Você pode realizar cálculos, considerando os juros das dívidas, para definir suas estratégias de pagamento com base no seu orçamento.

Ficou com alguma dúvida? Nos conte nos comentários!

Fonte: Investopedia. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 03 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/