Prazo para receber ao menos uma parte do 13º salário acabou na quinta-feira, 30.
Se você trabalha com carteira assinada ou no setor público, provavelmente uma parte do 13º salário já caiu na conta. O benefício, uma injeção financeira bem-vinda para muitos trabalhadores brasileiros, tinha como data limite para pagamento da primeira parcela - ou da parcela única - o dia 30 de novembro. A segunda parcela, para quem recebeu apenas parte do valor, deve cair na conta até o dia 20 de dezembro.
Com o dinheiro disponível, bate aquela dúvida: como usar esse dinheiro extra da melhor forma? O 13º salário pode ser uma oportunidade excelente para fortalecer a estabilidade financeira, caso o beneficiado não tenha contas atrasadas. Também pode ser o que faltava para começar a investir e até mesmo desfrutar de algumas recompensas.
Consultamos Carlos Henrique Reis, CEO da Neovalor Investimentos, que nos ajudou a reunir algumas dicas para que você utilize ao máximo esse dinheiro extra a seu favor. Confira a seguir:
1. Priorize o pagamento de dívidasSe você possui dívidas pendentes, considere utilizar parte do seu 13º salário para quitá-las. Comece pelas dívidas com as taxas de juros mais altas, como cartões de crédito ou empréstimos. Reduzir ou eliminar essas dívidas pode aliviar seu orçamento no próximo ano.
2. Crie ou aumente sua reserva de emergênciaUma reserva de emergência é essencial para enfrentar imprevistos financeiros. Considere reservar uma parte do seu 13º salário para criar ou fortalecer essa reserva. O ideal é ter o equivalente a pelo menos três a seis meses de despesas em uma conta ou aplicação de fácil acesso.
3. Invista no seu futuro financeiroPense em investir ao menos uma porção do seu 13º salário em ativos financeiros que possam gerar retorno a longo prazo - por exemplo, ações pagadoras de bons dividendos. O ideal é consultar um especialista financeiro para explorar opções de investimento alinhadas aos seus objetivos e perfil de risco.
4. Realize compras planejadasSe há algo que você estava planejando comprar há algum tempo, como um eletrodoméstico, móveis ou até mesmo presentes de Natal, considerar reservar parte do 13º salário para essas despesas pode ser uma boa estratégia ao invés de parcelar a conta e comprometer parte do salário dos próximos meses. Assim, aproveitar descontos de fim de ano pode ser vantajoso.
5. Invista em educação ou desenvolvimento profissionalInvestir em educação ou em seu desenvolvimento profissional é uma maneira inteligente de usar o seu 13º salário. Considere cursos, workshops ou certificações que possam impulsionar sua carreira ou ampliar seus conhecimentos. Aprender como investir e obter renda extra operando no mercado financeiro também é uma opção excelente de investimento no futuro.
6. Mime-se um poucoNão há problema em reservar uma pequena parte do seu 13º salário para um mimo pessoal. Seja uma viagem curta, um jantar especial ou algo que lhe traga alegria. Permitir-se um momento de recompensa é igualmente importante para o bem-estar financeiro.
E você, recebeu 13º salário? Como pretende utilizar esse dinheiro extra? Comente conosco aqui e nas nossas redes sociais!