Tesla, de Musk, perde liderança em carros elétricos para BYD, de Buffett
As ações da montadora chinesa acumulam uma alta de 36% desde janeiro, enquanto as da Tesla caíram 35%.
A fabricante de veículos elétricos chinesa BYD, financiada por Warren Buffett, recentemente ultrapassou a Tesla no número de vendas de automóveis e agora é líder no setor. No primeiro semestre deste ano, a montadora asiática registrou a venda de 641 mil veículos elétricos, enquanto a Tesla negociou apenas 564 mil.
Quando Buffett incluiu pela primeira vez a BYD no portfólio da Berkshire - sua empresa - há 11 anos, Musk não levou a sério a concorrente e disse em uma entrevista ao site Bloomberg: "Você viu o carro deles? Eu não acho que eles tenham um grande produto. Eu não acho que seja particularmente atraente, a tecnologia não é muito forte".
BYD
Atualmente, a montadora chinesa não fabrica apenas carros elétricos, mas também veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Além disso, a empresa está buscando consolidar seu domínio na China no setor de energia renovável, com baterias, energia eólica e solar.
Os dados arquivados da BYD na Bolsa de Valores de Hong Kong mostraram que a empresa teve um avanço de quase 315% comparado ao mesmo período do ano passado, após ter vendido 641.350 veículos elétricos no primeiro semestre de 2022.
Tesla
Já a Tesla, que agora ocupa o segundo lugar no mercado de carros elétricos, vendeu apenas 564.743 veículos no mesmo intervalo. No segundo trimestre foram entregues 254.695 deles, abaixo dos 310 mil enviados nos primeiros três meses de 2022.
Lockdown na China
De acordo com a Tesla, seu resultado neste ano foi inferior devido à escassez de semicondutores e aos bloqueios feitos em Xangai - medida para conter a crise de covid-19 - que impactaram a produção e a cadeia de suprimentos da empresa na China.
A fábrica localizada em Xangai foi responsável por metade da produção mundial da Tesla em 2021, e é essencial para o bom funcionamento da empresa. Em maio deste ano, a unidade foi fechada por 22 dias, conforme as medidas de lockdown impostas pelo governo chinês na cidade.
Para manter o ritmo de produção, alguns funcionários passaram a dormir no chão das fábricas da Tesla, mas não foi o suficiente. Os níveis só voltaram ao normal no começo de junho.
Já a BYD não foi afetada pelas restrições do lockdown, com suas fábricas localizadas em regiões afastadas das cidades que foram limitadas a fim de conter a doença.
Os investidores estão otimistas em relação ao desempenho da montadora chinesa: suas ações acumularam uma alta de 36% desde janeiro, enquanto os papéis da Tesla caíram cerca de 35% na Nasdaq - bolsa de valores americana.
E você, já conhecia a BYD? O que acha das empresas e dos veículos elétricos?
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