A Volkswagen espera que a marca seja avaliada em até 75 bilhões de euros.
A Porsche, uma das principais marcas de automóveis esportivos do mundo, anunciou sua entrada na bolsa de valores neste ano. A expectativa da Volkswagen, dona da marca, é que seu IPO (oferta pública inicial) seja avaliado em até 75 bilhões de euros, segundo informou a Reuters. Caso a meta seja atingida, será o segundo maior IPO da Alemanha na história.
A Volkswagen pretende precificar as ações preferenciais - na qual os acionistas são priorizados na distribuição de proventos, mas não têm direito a voto e participação nas decisões da empresa - da Porsche entre 76,5 e 82,5 euros por ação, a fim de compor a operação de 70 a 75 bilhões de euros, segundo a Reuters.
As agências internacionais estimaram que 911 ações da Porsche serão divididas entre 455,5 milhões de ações do tipo preferencial.
Os preços foram definidos durante a última reunião do conselho de supervisão da empresa, no domingo - mesmo dia em que a fabricante informou a data da estreia da Porsche na bolsa de valores de Frankfurt, prevista para o próximo 29 de setembro, quinta-feira.
De acordo com a BBC, o valor arrecadado com a receita do IPO será investido em veículos elétricos e no desenvolvimento de softwares para aprimorar a tecnologia dos automóveis da marca.
Com o IPO, a família Porsche-Piech, antiga dona da marca, poderá comprar as ações ofertadas e retomar uma parcela de seu poder, voltando a participar das decisões da empresa.
O que você achou da estreia da Porsche na bolsa alemã? Conte para a gente!