Por Redação em Segunda, 13 Fevereiro 2023
Categoria: Negócios

Pan, dos cigarrinhos de chocolate, pede falência!

Em Recuperação Judicial desde 2021, empresa afirma que não tem como arcar com suas dívidas.
Imitar os adultos é brincadeira comum de criança. E quando os tempos eram outros - e os malefícios do cigarro eram ainda desconhecidos -, uma marca ficou famosa por vender cigarrinhos de chocolate. Corta para 2023: nesta segunda-feira (13), a Pan pediu falência à Justiça, após um ano e meio em Recuperação Judicial.

A Pan Produtos Alimentícios lucrou muito com produtos voltados a crianças, como lápis e moedas de chocolate, nas décadas passadas. Mas o mundo mudou e a empresa precisou se reinventar. Hoje, conta com um mix modesto de dez produtos, que incluem pães de mel, granulado e ainda os famosos "chocolápis".

Com o pedido de autofalência, a empresa afirma ter dívidas de R$ 260 milhões de reais. No pedido, a companhia afirmou que o faturamento sofreu forte queda nos últimos anos, agravada pela pandemia de covid-19.

E quando tudo deu errado?

A Pan foi fundada em 1935, pelos engenheiros Aldo Aliberti e Oswaldo Falchero, em São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo. A marca foi adquirida pelo Grupo Brasil Participações em 2016. Na época, a intenção era transformá-la em uma das cinco maiores fabricantes de chocolate no Brasil, aproveitando o nome da marca e o apelo emocional de retorno ao passado. 

O plano incluía a abertura de 300 lojas franqueadas, mas, devido aos motivos citados anteriormente pela companhia, não foi concretizado.

E você, gostava dos cigarrinhos de chocolate?

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário