Após a perda de 200 mil assinantes, a empresa sofre desvalorização no mercado.
A Netflix esperava uma grande leva de novos usuários no primeiro trimestre de 2022, mas ao invés disso, a empresa de streaming perdeu 200 mil assinantes durante o período. Após a divulgação do resultado, as ações da companhia despencaram.
Essa foi a primeira vez em dez anos que a empresa registrou uma perda de assinantes assim. No pré-mercado de Nova York, as ações perderam um quarto do valor após a divulgação dos dados.
Se a desvalorização continuar, a perda estimada da Netflix será de US$ 50 bilhões de dólares em valor de mercado. Além disso, a empresa também entrará para a história como uma das maiores desvalorizações em um único dia do mercado americano.
A Netflix ainda afirmou que espera mais dois milhões de cancelamentos do streaming até o final deste trimestre.
Em janeiro, as ações da empresa já haviam caído mais de 20%, após o anúncio de que a Netflix esperava um número menor de assinantes comparado ao ano anterior.
A última vez que as ações da plataforma caíram 25% em apenas um dia foi em julho de 2012, segundo a FactSet, após a informação de uma desaceleração do crescimento de assinaturas do streaming.
As ações da Netflix fazem parte do grupo original do FANG (acrônimo com a inicial de quatro gigantes da tecnologia, formando a palavra que eu português significa "presa"), ao lado de Meta Plataforms (ex-Facebook), Amazon e Alphabet (Google). O FANG reúne grandes empresas de internet que refletem - ou ao menos refletiam - o domínio das ações de tecnologia do mercado americano.
A pandemia de covid-19 acabou beneficiando a Netflix; devido à necessidade de isolamento, muitas pessoas passaram a assinar o serviço. Mas com o fim das restrições, a empresa se viu enfrentando alguns desafios de crescimento.
"Ninguém esperava que a Netflix anunciasse perda assinantes. Era esperado uma desaceleração nas assinaturas, mas ver a Netflix perdendo assinantes é uma grande questão", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, ao Valor Econômico.
Agora, a Netflix está avaliando a possibilidade de colocar anúncios de patrocinadores em sua plataforma, como forma de diminuir o preço de assinatura, e, assim, atrair mais usuários.
A plataforma ainda é uma das poucas opções de streaming que ainda não oferece uma opção mais barata com anúncios; Hulu, HBO Max e o Disney+ já aderiram a essa nova forma de negócio.
O que você acha da Netflix colocar anúncios em sua plataforma? Você assinaria?