Detentora do banco digital Nubank registrou aumento no lucro e na receita do terceiro trimestre.
A Nu Holdings Ltd. (tickers NYSE: NU e B3: NUBR33), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2022 (3T2022) na última segunda-feira (14) e registrou aumento tanto no lucro quanto na receita.
Segundo nota no site da companhia, o Nu reportou um lucro líquido de US$7,8 milhões de dólares no terceiro trimestre, representando break even da Holding com receita recorde de US$1,3 bilhão e crescimento de 171% YoY (Year over Year)."Nossa base de clientes ultrapassou 70 milhões com uma taxa de atividade recorde de 82% e um índice de liderança de satisfação de clientes em nosso setor. Continuamos a lançar e a vender os melhores produtos do mercado, mantendo uma plataforma de tecnologia de baixo custo de financiamento e com uma margem de lucro cada vez maior. Embora tenhamos um aumento da inadimplência no trimestre, consistente com tendências de mercado, nossas margens ajustadas ao risco subiram 100bps, o que mostra que estamos conseguindo precificar o risco corretamente. O Nu está bem capitalizado e pronto para gerar crescimento em escala no longo prazo", disse David Vélez, fundador e CEO.
Destaques Operacionais
Crescimento da base de clientes: houve um aumento de 5,1 milhões, totalizando 70,4 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Isto representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a posição do Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digital do mundo, bem como a de mais rápida expansão, e como a sexta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes ativos.
Destaques Operacionais
Crescimento da base de clientes: houve um aumento de 5,1 milhões, totalizando 70,4 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Isto representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a posição do Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digital do mundo, bem como a de mais rápida expansão, e como a sexta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes ativos.
Engajamento e taxa de atividade: a receita média por cliente ativo (ARPAC na sigla em inglês) aumentou para US$7,9 dólares, um crescimento de 61% YoY, refletindo uma consolidação da base, com aumento do engajamento e lançamento de novos produtos. Segundo o banco, a taxa de atividade bateu uma nova marca histórica, com 82% de crescimento.
O Nu tornou-se o principal relacionamento bancário para mais de 55% dos clientes que estão com Nu há mais de um ano.
Plataforma operacional de baixo custo: estável e de forma consistente ao longo dos trimestres, o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu em US$0,8 dólar, ressaltando a capacidade da empresa de oferecer vantagens de custo sustentáveis.
Qualidade dos ativos: índice 15-90 NPL em 4,2% enquanto 90+NPL atingiu 4,7% como resultado de dois fatores principais: primeiro, a desaceleração de crédito pessoal para aumentar a resiliência do crédito, e o aumento matemático subsequente no índice de NPL à medida que o volume de originações diminui e, portanto, o denominador na equação. Segundo, a macrotendência de deterioração geral observada nas instituições financeiras da região.
Destaques Financeiros
Lucro Líquido e Ajustado: o Nu, como Holding, reportou break even, registrando um Lucro Líquido de US$7,8 milhões de dólares no 3T22 e um Lucro Líquido Ajustado de US$63,1 milhões. Esses resultados refletem o aumento sólido do número de clientes ativos e o maior engajamento do consumidor, o que impulsionou o crescimento da receita, aliado à alavancagem operacional e aos benefícios de escala da plataforma de baixo custo do banco.
Receita: o trimestre registrou recorde com receita de US$1,3 bilhão de dólares, aumentando 171% YoY, já que a Companhia continua tendo eficiência no upselling e cross-selling de seu portfólio de produtos em expansão em diferentes segmentos.
Lucro Bruto: o Nu atingiu um Lucro Bruto recorde no 3T22 com US$427 milhões de dólares, aumentando 90% YoY. Segundo a Companhia, os esforços da empresa para reduzir continuamente os custos de financiamento impactaram positivamente. A margem de lucro bruto foi de 33% no 3T22, após quatro trimestres de compressão.
Capital: o Nu reforçou seu posicionamento como um dos players mais capitalizados da região, com o capital ajustado que representa 4 vezes o capital mínimo exigido pela regulamentação nos países em que opera.
Liquidez: O Nu manteve um excesso de liquidez significativo com uma proporção de empréstimos/depósitos de 25%. Em 30 de setembro de 2022, a Companhia tinha uma carteira com juros de US$3,5 bilhões de dólares, enquanto os depósitos totais eram quatro vezes esse valor em US$14 bilhões.
Destaques de Negócios
Plataforma MultiProdutos: o Nu superou as expectativas com diferentes produtos do seu portfólio como cartões de crédito, NuConta e empréstimos pessoais atingindo aproximadamente 32 milhões, 50 milhões e 5 milhões de clientes ativos nestes segmentos, respectivamente. Além disso, o NuInvest bateu a marca de 6 milhões de clientes ativos, posicionando-se como a maior plataforma de investimentos digitais da América Latina. a NuCripto registrou a marca de 1,3 milhão de clientes ativos desde seu lançamento em julho de 2022, e a base de clientes PJ expandiu para 2,3 milhões.
Plataforma MultiProdutos: o Nu superou as expectativas com diferentes produtos do seu portfólio como cartões de crédito, NuConta e empréstimos pessoais atingindo aproximadamente 32 milhões, 50 milhões e 5 milhões de clientes ativos nestes segmentos, respectivamente. Além disso, o NuInvest bateu a marca de 6 milhões de clientes ativos, posicionando-se como a maior plataforma de investimentos digitais da América Latina. a NuCripto registrou a marca de 1,3 milhão de clientes ativos desde seu lançamento em julho de 2022, e a base de clientes PJ expandiu para 2,3 milhões.
Crescimento da Base de Clientes: O Nu tornou-se a 5ª maior instituição financeira do Brasil em número de clientes ativos, segundo o Banco Central do Brasil. Em termos de clientes totais, o Nu expandiu a sua base de clientes para 66,9 milhões, o que representa 39% da população adulta do país. O volume de compras aumentou 75% YoY FXN, atingindo US$21,2 bilhões no 3T22 e alcançando um market share de 12% do total da indústria no Brasil.
Expansão Internacional: no México, seu segundo maior mercado, a base de clientes aumentou para 3 milhões de clientes, consolidando a posição como o maior emissor líquido de novos cartões de crédito no país desde o segundo semestre de 2021. Na Colômbia, o Nu alcançou 439 mil clientes. Juntos, México e Colômbia contribuíram com 500 mil novos clientes únicos no terceiro trimestre.
E você, o que achou dos resultados do Nu?