Itaú Unibanco e Totvs: saiba detalhes da nova Joint Venture
Segundo a Totvs, a JV será seu único canal de serviços financeiros. Analistas comentam.
Na última terça-feira (12), o Itaú Unibanco e a Totvs divulgaram que estão em uma Joint Venture (JV) após o banco comprar 50% da Techfin da empresa de tecnologia. O objetivo é aumentar o desenvolvimento e distribuição de produtos financeiros para outras empresas, principalmente as médias (PMEs).
Após o anúncio, as ações da Totvs chegaram a alcançar alta de 6,15%. Muitos analistas consideraram a parceria transformadora, mas outros apontaram motivos para esse não ser o "casamento perfeito".
A Joint Venture entre a maior empresa de tecnologia do Brasil e o maior banco da América Latina contará com todo o conhecimento tecnológico e a plataforma de crédito para clientes da Totvs e o financiamento para as operações e conhecimento financeiro para desenvolvimento de produtos do Itaú.
A Totvs também informou que toda sua infraestrutura e clientes deverão migrar para a nova plataforma, pois agora a JV será seu único canal de distribuição de serviços financeiros e desenvolvimento.
De acordo com os analistas do Bank of America (BofA), as principais oportunidades para a Totvs com essa parceria são: captar de forma mais eficiente o fornecedor, fornecer crédito mais barato para seus clientes e aumentar esta base, integrando crédito em seus produtos.
Já para o Itaú, o BofA acredita ser uma forma inteligente de conceder crédito às PMEs, devido ao banco de dados completo de clientes da Totvs: "O principal desafio deve ser a atenção e o foco que o Itaú dará a essa JV devido ao seu grande porte".
Os analistas do Credit Suisse, por sua vez, afirmaram, em sua análise, que esta é uma forma do banco aumentar a penetração nas pequenas e médias empresas e oferecer serviços financeiros.
E você, o que você achou dessa Joint Venture?
Comentários: