Os quatro modelos de aeronave são zero emissões de CO2.
A Embraer anunciou recentemente uma nova "família" de aeronaves. O objetivo da empresa com os novos modelos é atingir a meta da indústria de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050.
A nova família de aeronaves faz parte de uma iniciativa sustentável da empresa chamada "Sustainability in Action". Ao todo, ela é composta por quatro aeronaves, todas com zero emissões de CO2 e com diferentes tecnologias de propulsão.
Por enquanto, os aviões da Embraer estão na fase de projeto.
Conheça as novas aeronaves da Embraer
Energia Hybrid - a aeronave possui propulsão híbrida e elétrica, com zero emissões de CO2, nove assentos e motores montados na parte traseira. É a mais esquerda na imagem.
Energia Electric - essa aeronave possui propulsão elétrica completa, também com zero emissões de CO2, nove assentos e hélices contra-rotativas traseiras. É a aeronave mais abaixo na imagem.
Energia H2 Fuel Cell Gas Turbine - o avião possui propulsão elétrica de hidrogênio com zero emissões de CO2, 19 assentos e motores elétricos montados na parte traseira. É a aeronave mais acima na imagem.
Energia Gas turbine - a aeronave tem a propulsão de hidrogênio ou combustível de aviação sustentável (SAF), com reduções de emissões de CO2 em até 100%. Possui de 35 até 50 assentos e motores na parte traseira. É o modelo mais à direita na imagem.
As aeronaves foram pensadas em parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisa aeronáutica e também empresas privadas. Juntas, elas realizaram estudos para entender melhor a eletricidade e o armazenamento de energia, além de criar aeronaves sustentáveis e funcionais que não emitem CO2.
Segundo o vice-presidente sênior da Embraer, Luiz Carlos Affonso, em comunicado da Embraer quando os modelos foram anunciados, o papel da empresa é o de desenvolver novas tecnologias para contribuir com a indústria em suas metas de sustentabilidade. "Não há solução fácil ou única para chegar à emissão zero", afirmou Affonso.
O vice-presidente afirmou também que as novas tecnologias e sua infraestrutura de suporte serão disponibilizadas com o tempo: "Estamos trabalhando agora para ajustar os primeiros conceitos de avião, aqueles que podem começar a reduzir as emissões o quanto antes", explicou. E emendou: "Aeronaves pequenas são ideais para testar e comprovar novas tecnologias de propulsão para que elas possam, posteriormente, ser aplicadas em aeronaves maiores".